Estudantes do Centro Juvenil realizam exposição científica

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Os estudantes da rede estadual de ensino, que participam de cursos e oficinas do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, localizado no Colégio Estadual da Bahia - Central, no bairro de Nazaré, em Salvador, estão apresentando uma série de atividade como parte da programação da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologias (SNCT) - Ciência Alimentando o Brasil, que se encerra nesta sexta-feira (21). São experiências como o contato com tubarões no fundo do mar, por meio de óculos 3D. Para os visitantes também é possível sobrevoar, em uma cabine de avião instalada no Centro Juvenil, áreas da agricultura familiar dos diferentes Territórios de Identidade da Bahia. A ação é aberta ao público, das das 8h às 17h.

Muitos dos projetos apresentados pelos estudantes estão relacionados ao tema central da SNCT, Ciência Alimentando o Brasil. Aislan Oliveira, 16 anos, é aluno do 1º ano do Ensino Médio do Central e no turno oposto ao qual está matriculado faz o curso de Gablab Maker no Centro Juvenil. Neste curso ele desenvolveu um programa que monitora o cultivo de uma horta sustentável, que está sendo apresentada no Centro Juvenil. “Por meio da plataforma Arduino criei uma programação que indica o dia, hora e minuto, para regar a plantação. Ele também pode analisar a consistência do solo, mostrando se é o momento certo de molhar ou trocar a terra”, explica.

A estudante Milena Gonçalves, 15 anos, é aluna do Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas. Pela primeira vez no Centro Juvenil, ela ficou encantada com o resultado dos projetos desenvolvidos pelos estudantes e diz que ficará atenta ao período de inscrição dos cursos e oficinas para também participar. “Vejo que o Centro Juvenil tem uma forma de mostrar aos alunos alternativas de profissões, já que os temas Ciência e Tecnologia são o presente e o futuro no mercado de trabalho. Tenho um amigo que faz o curso de Piloto Virtual e nos incentivou a vir participar no Centro Juvenil”, destaca a estudante ao fazer o voo virtual.

Já sua colega, Iris Borges, 15, também do 1º ano, do Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, fala da oportunidade de adquirir conhecimentos na área de Ciência e Tecnologia. “O conteúdo apresentado traz um diferencial. A gente sai um pouco daquele mundo da internet e passar a conviver em um ambiente de aprendizado e troca de experiências”, ressalta.

O coordenador do evento e vice-diretor do Centro Juvenil, Alcides Santos, fala da importância desta integração com o público. “Esse momento é importante, pois temos a oportunidade de mobilizar as escolas e o público em geral, para conhecerem os projetos desenvolvidos pelo Centro Juvenil. Até esta sexta-feira estaremos realizando a mostra, as exposições, além de palestras e apresentação dos cursos. Todos estão convidados”.