Estudantes do Colégio Central comemoram Dia Nacional do Livro

Fotos: Claudionor Jr

Laísa Gama, 18, e Mirella Santana, 16, estudantes do 3º ano do Colégio Estadual da Bahia – Central, em Salvador, leem uma média de quatro livros por mês. Com o hábito de leitura em dia, as alunas representavam bem a plateia que assistiu à palestra sobre a importância do livro, da leitura e da biblioteca, ministrada pela professora do Instituto de Ciências da Informação da Universidade Federal da Bahia, Ivana Lins. A atividade, realizada nesta quarta-feira (25), no auditório da unidade escolar, integra o projeto “Livro em ação”, em comemoração ao Dia Nacional do Livro, em 29 de outubro. Sorteio de livros e entrega de diplomas aos alunos mais assíduos da biblioteca também fizeram parte da programação.

A aluna Laísa destaca a leitura como a mais importante fonte de conhecimentos. “Tenho em casa uma biblioteca e costumo ler dois livros a cada 15 dias. Isto é um hábito que adquiri lendo gibis, ainda criança. Hoje, gosto de ler ficção, história e romance e acredito que, quando a gente busca ler o que gosta, a leitura é mais prazerosa e a pessoa acaba se viciando em livros. Quem está muito ligado à internet, deve procurar usar menos as redes sociais e buscar textos que despertem o seu interesse”, orienta a estudante.

A colega Mirella também fala com entusiasmo sobre a sua paixão pelos livros. “Gosto muito de ler, porque a leitura nos tira da rotina e nos leva para outras dimensões. Minhas preferências são por ficção, romance, poesia e terror. Acho importante o colégio promover ações como esta de estímulo à leitura e eu diria que o segredo, para quem não costuma ler, é começar por temas que desperte curiosidade, interesse”.

A palestrante Ivana Lins, que já foi diretora da Biblioteca Central do Estado da Bahia, ressalta a importância da leitura. “Trata-se de um instrumento que vai permitir que a sociedade se desenvolva. À medida que as pessoas leem, elas vão se empoderando. Ser proficiente na leitura significa compreender as palavras e ter essa proficiência é um requisito primordial para a atuação dos indivíduos na sociedade, e quem não está inserido nesse universo está alijado de galgar melhores postos de trabalho e, principalmente, de exercer a cidadania”, relata.

A bibliotecária do Colégio Central, Lúcia Costa, ressalta a importância da biblioteca como um espaço inserido no processo de ensino e aprendizagem, cujo trabalho tem como incentivo o Sistema de Bibliotecas Estaduais, da rede estadual. “Temos a biblioteca como uma extensão da sala de aula. Cabe a nós promover o incentivo à leitura, que é o que vai auxiliar os alunos a desempenharem as suas atividades pedagógicas. Para isso, procuramos trabalhar para que esse espaço não seja apenas um ambiente acadêmico, que ele seja mais lúdico, seja fonte de conhecimentos diversos, inclusive culturais”.

Uma das molas propulsoras do projeto “Livro em Ação”, completa a bibliotecária, é a gincana escolar, que tem como uma das atividades a coleta de livros literários. “O resultado tem sido muito positivo. Este ano, conseguimos arrecadar em torno de 700 livros para a nossa biblioteca e isto impulsionou a busca desses livros por eles próprios”.