Estudantes do Colégio Estadual Leopoldo Reis comemoram implantação de nova biblioteca

Para os estudantes do Colégio Estadual Leopoldo Reis, localizado no bairro dos Dois Leões, em Salvador, o hábito da leitura ficou ainda mais prazeroso e divertido. A comunidade escolar inaugurou, nesta terça-feira (28), a nova biblioteca que, além de um novo acervo de livros, também ganhou uma decoração com desenhos coloridos em grafite, puffs, móveis eco sustentáveis como mesas e outros feitos com pallets. Outro destaque e atração da biblioteca, é a bicicleta geradora de energia alternativa, na qual luzem de LED que decoram o local são acesas através do movimento das pedaladas.

O novo espaço dedicado à leitura e pesquisas foi implantado em parceria com a Secretaria da Educação, através do projeto Biblioteca Dinâmica, promovido pelo Instituto Educare, com patrocínio do Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e com apoio da CCR Metrô Bahia. Esta é a segunda biblioteca inaugurada em uma escola pública através da parceria. A primeira foi inaugurada no dia 20 de novembro, no Colégio Estadual Alaor Coutinho, localizado na Praia do Forte, no município de Mata de São João.

De acordo com a diretora do colégio, Cláudia Moura, o novo ambiente de incentivo à leitura é muito importante para o aprendizado dos estudantes. “Todos nós temos lembranças de um livro marcante da nossa infância, adolescência e, até, na fase adulta. A leitura faz no menino, no adolescente e na família marcas que são acompanhadas pelas lembranças do espaço físico onde se dispunham a desenvolver tal atividade. A comunidade escolar foi agraciada com o espaço ‘Encanto da Leitura’, onde os educandos e familiares vão fazer uso do vasto acervo”, destaca a gestora.

William Oliveira, 16 anos, 9º ano, revelou que ficou muito feliz com a novidade. “Esta biblioteca é um sonho realizado porque estudo aqui desde o 6° ano e nunca tivemos um espaço de leitura tão organizado e divertido como este”, afirmou o estudante, que lê em média dez livros por mês.

A estudante Bruna Gabrielle dos Santos, 12 anos, do 6° ano, contou que está encantada com a nova biblioteca. “Além de bonito, o ambiente é muito confortável e atrativo, tanto que alguns estudantes que não frequentavam a antiga biblioteca agora estão utilizando o novo espaço e isso é muito interessante. O que eu mais gostei do novo acervo foram os mangás”, disse a estudante, ao revelar que seus livros preferidos são de temáticas como romance, terror e mistério.

Quem também está entusiasmado é Victório Santos da Silva, 13, do 7º ano. A decoração está bem melhor e a cadeira é muito interessante. Outra questão é a organização, pois agora ficou bem mais fácil de procurar os livros que queremos porque estão separados por área”, afirmou.