Estudantes do Colégio Ypiranga promovem Carnaval no bairro 2 de Julho

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Os estudantes do Colégio Estadual Ypiranga, localizado no bairro do 2 de Julho, em Salvador, promoveram mais uma edição do seu Carnaval. Com o tema “Direito à cidadania” e fantasiados com máscaras e figurinos confeccionados por eles próprios, os alunos desfilaram pelas ruas do Areal de Cima à Vila Coração de Maria, dentro do Circuito Ivana Chastinet, percurso criado por eles em 2017, em homenagem à diretora teatral, atriz performer e militante em defesa dos direitos humanos, falecida naquele ano.
 
Aberto à comunidade, o Carnaval do Ypiranga resgata a história da maior festa popular, por meio de sua história, com foco nas manifestações musicais e visuais, como as marchinhas e as máscaras. “Até chegarmos à culminância deste trabalho, que é o desfile pelas ruas do bairro, os nossos estudantes participaram de palestras e oficinas, bem como pesquisaram sobre o Carnaval, que está ligado ao movimento ‘Nosso Bairro é 2 de Julho’, para o qual damos uma conotação social”.
 
O estudante Octávio Novaes, 12, fala da sua emoção de participar de um evento que prestou homenagem a Ivana Chastinet. “Achei muito emocionante desfilar com o estandarte com o nome dela, uma pessoa que transbordava alegria e deixou bons exemplos para nós. Eu a conheci pessoalmente e aprendi com ela que a gente tem que ser sempre autêntico na nossa vida, seguindo sempre os nossos próprios exemplos”.
 
Este ano, completou a gestora, o evento teve o intuito de resgatar a memória dos moradores do bairro 2 de Julho e do seu entorno, com destaque para a representatividade de Ivana Chastinet, que morou na Vila Coração de Maria. “Ela era uma personalidade irreverente, como a define a própria comunidade do bairro, por conta de sua militância em defesa dos direitos humanos”.

Notícias Relacionadas