Estudantes e comunidade comemoram aniversário da Escola Parque

Foto: Emerson Santos - Ascom/Educação

Com muita dança, música e poesia, os estudantes do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque comemoraram os 66 anos de fundação da instituição. A unidade, fundada em 21 de setembro de 1950, é reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como modelo educacional.

O teatro da Escola Parque estava lotado de estudantes, familiares e pessoas da comunidade do entorno que apreciaram de perto as expressões corporais dos estudantes de todas as idades. A programação incluiu uma apresentação da banda Juventude Parqueana (JP) formada por estudantes do Centro e declamação de poesias do livro “Poesia na Varanda”.

O ponto alto da comemoração foi o espetáculo DançArte, que contou com apresentações de ballet, dança afro, hip hop, dança de salão, dança do ventre, ginástica artística e rítmica, coreografadas por professores dos Núcleos de Pluralidade Artística e Esportiva. Os estudantes do curso de música cantaram a canção “Homem Público” composta pelos professores da Escola Parque, em homenagem ao educador Anísio Teixeira.
Viviam Meireles, 15 anos, apresentou para o público presente o que aprendeu nas aulas de ballet oferecidas pela unidade de ensino. “É muito bom poder mostrar nosso talento, ainda mais hoje que é um dia muito especial e marcante para todos nós que estudamos aqui”, disse a estudante minutos antes de subir ao palco.

Dona Jocelina Maria dos Santos fez questão de prestigiar o evento na companhia do filho César Augusto Teixeira, 46, e do neto Raun Eduardo Teixeira, 10, que estudam na instituição. “A Escola Parque é muito tradicional e tem um ensino de qualidade. Todo ano venho assistir ao espetáculo porque é muito bonito de se ver. Os estudantes são muito talentosos”, afirma emocionada.

Seu filho, César, compartilha da mesma opinião. “Aqui é como se fosse a minha segunda casa e gosto muito do ensino. É muito bom celebrar o aniversário da escola onde eu faço aulas de handebol, informática e teatro”, revela.

Sobre o Centro - Formado pela Escola Parque, que oferece atividades complementares na perspectiva da educação integral, e por mais oito Escolas-Classe, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro foi idealizado em 1947, pelo educador baiano Anísio Teixeira, e inaugurado em 1950. Desde então, tornou-se um exemplo de avançada proposta educacional voltada para preparar o estudante para uma sociedade em freqüente mudança.

Em um período, os estudantes têm todas as disciplinas do núcleo comum, como matemática, português, geografia e, no outro turno, têm acesso a outras atividades oferecidas pelos núcleos de Informação, Comunicação e Conhecimento, Pluralidade Esportiva, Pluralidade Artística, Jardinagem, Alimentação, Projetos Especiais, Leitura e Pesquisa e de atividades de altas habilidades.