Estudantes e familiares comemoram centenário do Colégio Estadual Vitor Soares

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, participou, nesta sexta-feira (5), do encerramento das atividades em comemoração aos 100 anos do Colégio Estadual Vitor Soares, localizado na Ribeira. Com uma programação que durou três dias, a escola realizou diversas ações que incluíram apresentações musicais, dança, recitais de poesia, além de torneio de futsal e simpósio sobre Educação Especial, cuja oferta da modalidade torna a unidade escolar uma referência no Estado.

Pinheiro destacou a importância da unidade para a educação inclusiva. “Neste centenário o maior presente é nosso e da comunidade, por termos a alegria de possuir uma escola com um trabalho tão fantástico. Tenho que admitir que quando visitei a escola pela primeira vez, mudei a minha ideia de como a educação inclusiva deveria ser implantada na rede estadual. A partir daquele momento virou um modelo para o nosso trabalho com outras unidades”, contou.

Os familiares dos estudantes participaram ativamente das comemorações, que também foram prestigiadas por Ney Campello, superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria. Jailda dos Santos, mãe do estudante Leandro dos Santos, 32 anos, deficiente intelectual fala da importância da escola para a vida do filho e de toda a família. “Meu filho teve o grande salto na qualidade de vida quando veio estudar aqui. No Vitor Soares, ele aprendeu a ler e a escrever, a tomar banho sozinho e até a se comunicar de forma mais clara com outras pessoas. Estou sempre acompanhando ele na escola e, atualmente, participo do coral”, afirmou.

Também bem animada, a estudante Jaqueline Silva, 39, deficiente intelectual, iniciou o canto de parabéns para o colégio e agradeceu a todos os gestores, professores e funcionários. “Adoro poder vir sempre para a escola porque realizo diversas atividades. Todos da escola são maravilhosos e fico feliz de estar sempre com eles. Agradeço ao diretor Ivan e a todos da escola”, declarou.

Fotos: Claudionor Jr