Estudantes e professores de Ourolândia dialogam sobre saúde emocional durante live com psicóloga

Palavras-chave:
Os estudantes e professores do Colégio Estadual de Ourolândia, localizado no município de Ourolândia, dialogaram sobre "Saúde emocional em tempos de pandemia", com a psicóloga convidada Jéssica Liz, durante uma live realizada nesta segunda-feira (20). A atividade on-line, que aconteceu através da plataforma Google Meet, teve o objetivo de promover a saúde mental dos participantes, tendo em vista o período de isolamento social por conta da pandemia do novo Coronavírus. 
 
A psicóloga Jéssica Liz falou sobre a importância de discutir o tema com a comunidade escolar. "Os prejuízos advindos de um sofrimento ou adoecimento mental são significativos. Portanto, diante de um momento tão delicado como o que estamos passando é importante explorar os espaços para falar sobre os impactos da pandemia para nós enquanto pessoas e sociedade. Como lidar com essas transformações enquanto estudantes e professores? É preciso, mais do que nunca, discutir estratégias que nos mantenham vivos e ativos nesse cenário". 
 
Para a estudante Franciele Santos Amorim, 16, 2º ano, estabelecer um diálogo e partilhar os problemas é essencial. "A nossa saúde mental é uma das coisas que devemos preservar, nesse período de isolamento social se tornou bastante difícil. Perder o contato de certa forma, com pessoas que mantínhamos um contato físico é ser tirado da zona de conforto. Conversar sobre isso é de extrema importância, colocar pra fora nossas emoções com pessoas que entendem sobre o assunto é necessário. Não precisamos sofrer sozinhos, assumir nossos problemas não é sinal de fraqueza. Dividir nossos problemas, pode ajudar de formas variadas".
 
A professora de História, Marihen Nogueira, avalia como essencial cuidar da saúde emocional dos educadores. "A saúde emocional do profissional de educação caminha lado a lado com a saúde global. Somos afetados diretamente pelas emoções do mundo, porque estamos conectados com ele, visando compreendê-lo de maneira didática, buscando explicações científicas e fundamentos teóricos. É fundamental falar da saúde emocional do professor nesse contexto, de como eles estão reaprendendo a ensinar, revendo metodologias, pensando nos estudantes nesse momento e ansiosos por não saber ao certo quando retornarão as aulas presenciais, como será esse ano letivo e como sintetizar um universo de informações". 
 
Atendimento psicológico
Na perspectiva de auxiliar educadores e servidores da rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação do Estado disponibiliza atendimento psicológico on-line através do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor com uma equipe de psicólogos. Para solicitar atendimento, o interessado deve enviar um e-mail para o endereço saudedoprofessor@enova.educacao.ba.gov.br, informando a matrícula, o nome, o telefone e a escola em que está lotado. O educador será direcionado a um psicólogo para o atendimento, que é realizado por telefone, WhatsApp ou Google Meet, com horário marcado e de acordo com a disponibilidade da agenda.
 

Notícias Relacionadas