Estudantes envolvem pais em projeto paisagístico e transformam pátio da escola

Foto: divulgação

O Colégio Estadual Luiz Fernando Macedo Costa, no bairro de Cajazeiras VII, em Salvador, está com um novo visual. Graças a integração escola-família e escola-comunidade, conforme propõe o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, estudantes, professores, pais de alunos e funcionários da unidade escolar implementaram um projeto denominado de paisagismo escolar, transformando o pátio do Colégio. A partir da reutilização de pneus e garrafas pets, o espaço ganhou palmeiras e canteiros de flores.

A iniciativa também contribuiu para uma maior conscientização de todos sobre atitudes sustentáveis, de proteção e conservação do meio ambiente, a exemplo da reutilização de materiais que poderiam acabar sendo jogados no lixo. A estudante do 8º ano, Thais dos Santos, 13 anos, se envolveu e gostou do resultado. “Adoro esses projetos propostos pelos professores. Como ficamos na escola os dois turnos temos a oportunidade de realizar atividades diferenciadas e que ajudam na nossa aprendizagem”. Sua colega, Larissa Nascimento, 12, ressalta como foi sua participação. “Com a arrecadação do material, os grupos foram separados e fiquei responsável por pintar os pneus e depois realizamos a plantação das mudas”.

“O projeto foi fundamental para interação entre os segmentos da escola", profesora Silvia Márcia

A professora e organizadora do projeto, Silvia Márcia, disse que todos ganham com a iniciativa, que promove a consciência socioambiental e melhora o ambiente interno da escola.  “É importante estarmos trabalhando este tema com os estudantes porque eles têm que ter esse olhar diferenciado para o meio ambiente. E por outra perspectiva, aprendem a valorizar o local que convivem, até porque ofertamos a Educação Integral”, explica, acrescentando que “o projeto foi fundamental para interação entre os segmentos da escola, pois contou com a participação de todos na pesquisa, arrecadação dos materiais e confecção do espaço”.

Foto: divulgação

Novos projetos
Após a implantação do projeto de paisagismo, os estudantes iniciaram a produção da Horta Escolar. Para o projeto, os estudantes também utilizarão pneus e pets recicláveis. “Estamos no início e preparando o terreno nos fundos da escola. Para o segundo momento, vamos definir os produtos a serem cultivados”, afirma a professora Silvia Márcia. Ainda para 2016, o objetivo também é implantar o projeto de Paisagismo nas ruas do bairro de Cajazeiras VII, com o intuito de aproximar, ainda mais, a escola dos moradores da região.