Estudantes participam da 2ª Gincana Cultural no Colégio Estadual Odorico Tavares

Os estudantes do Colégio Estadual Odorico Tavares, localizado no Corredor da Vitória, em Salvador, participam, até esta sexta-feira (10/10), da 2ª Gincana Cultural. Com o tema Negritude, e comemorando 20 anos da unidade escolar, o evento conta com quatro equipes (Legendários, Império, Diamonds e Favoritos), que disputam diversas provas criadas e desenvolvidas por professores e pelo Grêmio Estudantil.

“Tivemos muito sucesso com a realização da primeira edição, e achamos que seria fundamental a realização de uma nova. A palavra-chave é integração, pois os estudantes se envolvem demais no processo. Foi, inclusive, por meio de uma solicitação deles que resolvemos organizar a Gincana”, destaca a diretora Rodinalva Alves, que ressalta, ainda, a importância pedagógica da iniciativa. “Teremos uma prova que será uma produção publicitária que busca despertar para o papel do negro”, explica.

Entre as provas a serem realizadas, estão Dança (Afro, Swing, Funk, Pop, Hip-hop, Forró e Samba de gafieira), experimentos de Química, elaboração de maquete, recital de poesia, produção de curta-metragem, elaboração de jogos educativos, entre outros. “Ainda teremos arrecadação de notas fiscais, livros, calçados, roupas e alimentos, que serão doadas a entidades escolhidas pelo Grêmio Estudantil”, diz a professora de História, Luciana Senna.

O estudante do 2º ano, Guilherme Montoya, 18 anos, fala da importância da participação na Gincana Cultural. “Sou líder da equipe Legendários e estamos tentando o bicampeonato. Estamos muito satisfeitos em poder participar de uma competição que debate assuntos como a negritude, além de exercitarmos o trabalho coletivo”, diz entusiasmado.