Estudo da língua espanhola inspira estudantes a produzirem quadros sobre a artista Frida Kahlo

Foto: acervo pessoal


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Cidade de Candeias, localizado na Região Metropolitana de Salvador, estudaram os conteúdos da disciplina de Língua Espanhola, envolvendo arte e cultura, de uma forma diferente e criativa. Tendo como base a comemoração dos 61 anos da morte da pintora mexicana Frida Kahlo, os estudantes fizeram recentemente uma exposição de quadros feitos por eles, retratando a vida da artista e, contextualizaram os estudos da língua espanhola.

Segundo a professora de Espanhol, Anita Soledade, a sala de aula tornou-se o “Museu Frida Kahlo”, com direito à reprodução da fachada do museu que fica localizado em Coyoacán, México. “Foi um trabalho muito proveitoso, alguns alunos estão encantados com a figura ilustre que é Frida, devido aos ideais retratados em suas obras. Não é possível aprender uma língua, se não conhecermos a cultura dos países que a falam”, destacou a professora.

“Ao pintar os quadros, pude colocar em prática toda a minha criatividade", estudante Greice Ane Souza Pinheiro

A professora conta que, para a produção dos quadros os alunos fizeram uma pesquisa sobre a vida e a obra da pintora, além de assistir ao filme sobre a artista. “Eles fizeram uma releitura de alguns quadros de Frida e simularam uma vernissagem. Além de apresentar suas criações, eles explicaram sobre os acontecimentos que marcaram a vida da artista para todo o corpo escolar, de forma criativa e lúdica”, disse.

A estudante Greice Ane Souza Pinheiro comentou que sempre gostou de artes e participar dessa atividade foi muito estimulante. “Ao pintar os quadros, pude colocar em prática toda a minha criatividade e tivemos a oportunidade de aprender mais sobre a cultura dos países de língua espanhola”, explicou. Já Luana Campos, foi uma das alunas que apresentou para os colegas um pouco da história da pintora. “Compartilhei o lado político e a força da mulher defendida por Frida, além de destacar aspectos de sua biografia”, afirmou.
 

Notícias Relacionadas