Fanfarras celebram independência com desfiles

Mais de 800 estudantes da rede estadual da Bahia estão nos últimos preparativos para o desfile cívico do 2 de Julho, em Salvador, quanto 16 fanfarras ganham as ruas para comemorar a Independência da Bahia. Os desfiles acontecem em dois momentos: a partir das 7h30, da Lapinha à Praça Municipal, e às 13h, da Praça Municipal ao Campo Grande. Nos dois momentos, o público presente poderá conferir uma seleção de canções com arranjos elaborados ao longo do ano pelos estudantes das escolas estaduais.

“Estamos realizando um trabalho de revitalização das fanfarras, que passaram a fazer parte dos programas estruturantes da Secretaria da Educação e, portanto, têm, hoje, um acompanhamento mais pedagógico”, afirma a coordenadora de fanfarras da Secretaria da Educação, Noélia Félix. Para os estudantes, completa, “o desfile do 2 de Julho é uma glória. Eles ficam maravilhados por ser uma oportunidade ímpar de mostrar seus talentos musicais e o trabalho que foi ensaiado durante todo o ano”.

Escolas participantes – Este ano, participam dos desfile as seguintes unidades escolares: Colégio Estadual Polivalente San Diego (Uruguai), Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes (Canela), Ceep - Isaías Alves (Barbalho), Colégio Estadual Duque de Caxias (Liberdade), Colégio Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira (São Caetano), Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão (Lauro de Freitas), Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira (Paralela), Colégio Estadual Carneiro Ribeiro Filho (Soledade), Colégio Estadual Kleber Pacheco (Pernambués), Colégio Estadual Américo Simas (Lauro de Freitas), Escola Estadual Severino Vieira (Nazaré), Colégio Estadual Luiz Tarquínio (Boa Viagem), Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida (Imbuí), Colégio Professor Edilson Freire (Dias D’ Ávila), Colégio Estadual Ypiranga (Largo 2 de Julho) e Colégio Estadual Doutor Ailton Pinto de Andrade (Lobato).

Números – Em toda a rede estadual de educação, há 290 escolas cadastradas. O número, segundo ela, pode aumentar após o resultado do censo da fanfarra, que foi concluído na última sexta-feira (14/6).  “Além de um elemento agregador, as fanfarras exploram o potencial educativo por meio da arte musical instrumental, expressão corporal e disciplina de grupo, assim como promovem o bem-estar da coletividade, elevando a autoestima da comunidade escolar”, ressalta Noélia Félix.

Desde 2007, a Secretaria da Educação vem buscando alternativas e implementando ações com vistas a acompanhar o trabalho pedagógico das fanfarras escolares, bem como apoiar na manutenção dos instrumentos musicais.