Fanfarras escolares realizam desfile pelas ruas de São Cristóvão

Palavras-chave:
Estudantes integrantes das bandas e fanfarras escolares da rede estadual de ensino promoveram, nesta sexta-feira (26), um dia de muito entretenimento, durante a primeira etapa do VII Intercolegial de Bandas e Fanfarras das escolas da rede estadual de ensino. A ação, realizada no Colégio Estadual Helena Mateus, no bairro de São Cristóvão, em Salvador, contou com a participação de mais de 400 pessoas, entre estudantes e demais integrantes da comunidade escolar, que participaram de diversas atividades, como desfile cívico pelas ruas do entorno do colégio, palestras, atividades dinâmicas, apresentações culturais e a disputa das bandas e fanfarras.    
 
Nesta etapa do intercolegial participaram as bandas União dos Colégios Visconde de Mauá e Helena Matheus (BANUNI), Macial do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão, Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito (BMNB), Macial do Colégio Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira (BAMCACS) e do Colégio Aplicação Anísio Teixeira (BANCEAT). Durante a apresentação, os grupos foram julgados pelos professores da própria escola-sede do evento, que avaliam diferentes critérios nas categorias Baliza, Coreográfico, Corpo Musical, Pelotão Cívico, Mor e Porta Cartel ou Estandarte.
 
O estudante José Luíz Barros, 18, 2º anos do Ensino Médio, participante da BANUNI, é MOR (responsável pelo comando da evolução da banda) falou sobre a sua participação no evento. “É o nosso momento de mostrar, com empenho e dedicação, tudo que aprendemos nos ensaios, mas sempre fico ansioso”.  Já Cleidson Ferreira, 14, 7º ano do Ensino Fundamental II, que toca trompete na Banda Macial do Colégio Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira (BAMCACS), disse que gosta de atuar no Intercolegial para aperfeiçoar, cada vez mais, o aprendizado com o instrumento e, também, para fazer novas amizades. “É uma integração muito boa e divertida. Conhecemos pessoas novas, realizamos atividades e trocamos dicas de formas de tocar os instrumentos. Hoje foi um dia muito produtivo e importante para os integrantes das fanfarras escolares”.  
 
A diretora da unidade, Liliane Fonseca, destacou a importância do Intercolegial de Bandas e Fanfarras. “Toda escola, inclusive os líderes de classe, foi mobilizada. Este evento é um momento de integração, de aprendizado e diversão. É a hora que os estudantes mostram as suas capacidades e o trabalho que está sendo feito nas escolas, ao longo do ano”, pontuou.    

Notícias Relacionadas