Feira de Saúde marca os 63 anos de centro especializado no atendimento a estudantes autistas

Fotos: Emerson Santos - Ascom/Educação

O Centro de Atendimento Educacional Especializado Pestalozzi da Bahia, localizado no bairro de Ondina, em Salvador, comemorou, nesta quarta-feira (31), o aniversário de 63 anos da unidade. A data foi celebrada com uma Feira de Saúde, quando foram ofertados serviços nas áreas de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Odontologia, Pilates, Estética e Educação Física aos 225 alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidos pela unidade, seus pais e representantes legais.

O diretor do Centro, Ricardo Baqueiro, estava emocionado e falou sobre o que o Pestalozzi representa para a vida dos estudantes autistas e seus familiares. “São 63 anos de defesa da Educação Inclusiva no Estado, fortalecendo a aprendizagem do aluno autista através do Atendimento Educacional Especializado. A feira é mais um momento de integração entre os funcionários, os alunos e as famílias, que são nossas parceiras do dia-a-dia”.

Dona Maria do Carmo Pinho, mãe de Talita Pinho, 15, também destacou a importância do Centro para ela e para a filha e aproveitou a oportunidade para se beneficiar de todos os serviços oferecidos no evento. “É muito bom receber atendimento de vários profissionais de Saúde em um único local. Gostei muito porque aferiram a minha pressão arterial, fiz o teste de glicemia e exercícios de fisioterapia”, afirma. Dona Ivone Josefa Pimentel, tia de Laercio Carvalho, 22, também fez questão de acompanha o dia do sobrinho. “Adorei participar dos serviços e de atividades recreativas com meu sobrinho. Foi muito bom porque fiz uma avaliação nutricional e assisti a uma palestra sobre alimentação saudável”, comenta.

Os estudantes do curso técnico em Enfermagem e Nutrição do Centro Estadual de Educação Profissional Carlos Correia de Menezes Santana (CEEP), no Nordeste de Amaralina, foram os responsáveis pelo atendimento nas duas áreas. Eles colocaram em prática o que aprenderam nos cursos e interagiram com os familiares e alunos, aprimorando a função social da futura profissão.

Para a estudante do curso técnico em Nutrição do CEEP, Adriana Trindade, a prestação de serviços à comunidade é uma vivência agregadora. “Esse contato com o público é muito estimulante, pois podemos orientar e repassar um pouco do nosso conhecimento para os participantes”, comenta.

O Centro Pestalozzi é uma das unidades da rede estadual que oferece o Atendimento Educacional Especializado (AEE). O Centro também realiza oficinas de arte e de informática, jogos pedagógicos, aulas de Educação Física, música, letramento e horta, sempre estimulando o envolvimento das famílias.