Geografia e aspectos sociais de Porto Seguro são abordados no Projeto Conexões

A edição desta terça-feira (7) do Projeto Conexões - Estação do Saber abordou o tema "Aspectos físicos e sociais do espaço geográfico de Porto Seguro, Bahia”. Promovido pelos Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades da  Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), o encontro contou com a presença do professor de Geografia e mestre em  Estado e Sociedade, Fabiano Ferreira Machado, que dialogou sobre o assunto com estudantes e educadores da rede estadual de ensino. A live foi transmitida no Canal do Youtube e pode ser conferida no endereço https://bit.ly/3vos82r.

Com a utilização de imagens de satélite e fotos do município, o professor realizou análises sobre a expansão urbana e as características naturais do espaço. “Trabalhamos na  palestra os conceitos relacionados ao meio natural e social de Porto Seguro, mostrando exemplos com destaque para os problemas urbanos de ordem ambiental e social. Também apresentei alguns resultados obtidos com a minha pesquisa de mestrado. Espero que os estudantes que participaram despertem o interesse para analisar a cidade em que cada um reside”, explicou o professor que atua no Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro (CIEPS).

O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, que mediou a live, destacou a importância das análises, auxiliando no processo de conhecimento e pertencimento territorial. “O Conexões de hoje foi uma verdadeira aula de Geografia, Economia e Sociologia. Discutir a segregação social dentro de um município com uma análise conjuntural é muito importante, como também debater os aspectos geográficos e sociais de Porto Seguro.  A Bahia precisa conhecer um pouco mais sobre os territórios de identidade. Com isso, pretendemos que as escolas e alunos de outros territórios comecem a perceber suas realidades, sejam elas no campo da gastronomia e da sociologia ou no macroeconômico”.