Gestores do Escola Aberta socializam experiências durante encontro

A oportunidade de trocar experiências foi um dos pontos fortes do Encontro de Formação de Gestores do Programa Escola Aberta, realizado nesta quinta-feira (20), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. O evento, que contou com a participação de 69 dirigentes de escolas beneficiadas pelo programa, ainda trouxe orientações para a utilização do recurso recebido para manter as atividades em 2011, o cumprimento das diretrizes do programa e os mecanismos de prestação de contas.

“Participo destes encontros desde 2005, quando o Escola Aberta foi implantado na Bahia. São muito gratificantes pelas experiências apresentadas e pelas novidades que a gente tem ano a ano”, afirma Wendel Costa da Silva, gestor do Colégio Estadual Helena Magalhães, em Tancredo Neves.

Para Wendel, “o programa é válido, principalmente, porque promove o estreitamento dos laços da escola com a comunidade do entorno e, assim, estabelece uma relação de respeito entre elas”. O gestor enfatiza que mesmo os que não são estudantes da escola passaram a zelar por ela, a contribuir com a conservação do patrimônio escolar. “Parar um programa desses é impensável”, ratifica Wendel.

Sucesso - Wellington Ferreira Pires, gestor do Colégio Estadual Dr. Luiz Rogério de Souza, em Plataforma, atribui ao exercício com o Escola Aberta, o sucesso com outros programas, como o Mais Educação e o Ensino Médio Inovador. “Foi o pontapé inicial. Com ele ganhamos know-how para fazer tudo, e é aqui, neste encontro, que discutimos todos os assuntos pertinentes à nossa atuação na escola”, afirma o gestor.

“São programas como o Escola Aberta que garantem sentido à escola pública, de atender às pessoas, independente de estarem matriculadas ou não nas escolas”, diz Wellington Pires.

Escola Aberta - O Escola Aberta é desenvolvido por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a Unesco. Suas ações incluem a oferta de oficinas de artes, esportes, reforço escolar e iniciação profissional, ministradas por educadores voluntários, dentro das escolas, aos finais de semana.