Gestores e educadores recebem capacitação pelo Projeto Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas

Os técnicos do projeto Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares do Estado da Bahia se reúnem, durante todo o mês de outubro, com gestores, professores, estudantes e familiares de 40 escolas de Salvador e Região Metropolitana da rede estadual. As visitas integram o Plano de Ações do projeto realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), e executado pela Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti (ARD-FC) – serviço de extensão permanente do Departamento de Saúde da Família da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB/Ufba). A visita começou nesta terça-feira (1/10), das 14h às 18h, no Colégio Estadual da Bahia (Central).

“O objetivo é promover a capacitação de gestores e educadores das instituições educacionais do Estado no sentido da prevenção sobre a questão do uso de drogas na escola, dando subsídios a eles para que saibam como lidar com determinadas situações”, explica o coordenador de Acompanhamento da Rede Escolar, Sérgio Brachmans.

Para Marlene Miranda, da Aliança de Redução de Danos (Ufba), coordenadora adjunta do projeto, os resultados da formação são verificados no cotidiano dos estudantes. “A formação do grupo de trabalho é o coração do projeto. O foco é direcionado para a realidade de cada unidade escolar. Desta forma, os estudantes encaram esta temática com outro olhar”, disse.

Com duração de quatro anos, o projeto também tem o objetivo de fornecer os subsídios necessários à construção de uma política pública de enfrentamento às questões relativas ao consumo de substâncias psicoativas em ambientes escolares da rede estadual, em consonância com o programa Pacto pela Vida, do Governo do Estado.

Cultura da prevenção – Desde julho de 2012, o projeto já contemplou 96 unidades escolares de Salvador e Região Metropolitana. “Desde que foi implantado, observamos que houve uma mudança no comportamento dos gestores na condução dos problemas ligados às drogas no ambiente escolar e esse é o nosso objetivo. O resultado é muito positivo, levando-se em consideração que a cultura da prevenção é algo novo no ambiente escolar. Os diretores e professores estão tendo maior discernimento de como lidar com cada situação e começam a perceber que nem sempre é a Ronda Escolar que deve ser chamada e, sim, a Aliança de Redução de Danos”, avalia o coordenador Sérgio Brachmans.

TeleCorad – Parte integrante do projeto, a Central de Orientações e Referências em Atenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas (TeleCorad) já tem cadastrada no seu banco de dados 1.038 instituições, desde maio de 2013. A rede de assistência, que funciona na própria Faculdade de Medicina da Ufba,  fornece atendimento gratuito aos professores da rede estadual e a toda a comunidade escolar, dando-lhes suporte na condução de situações relacionadas ao uso de drogas, além de informações para encaminhamentos aos serviços de saúde, assistência social e assistência jurídica, entre outros, por meio do telefone 0800-075-5547.