Gincana do Colégio Estadual Professora Elizabeth Chaves Veloso comemora 15 anos

Marcada pela integração, chegou ao fim, nesta sexta-feira (28/11), a 15ª edição da Gincana do Colégio Estadual Professora Elizabeth Chaves Veloso, localizado no Cabula, em Salvador. A ação contou com quatro equipes, compostas por estudantes do ensino fundamental e médio, que disputaram o evento que contou com tarefas pedagógicas e culturais, integrando estudantes, pais, professores, funcionários e a comunidade local.

Fotos: Colégio Estadual Professora Elizabeth Chaves Veloso

“A gincana mobiliza a solidariedade entre os estudantes. Apesar de estarem em uma competição, eles não são rivais. As equipes se ajudam e aprendem muito umas com a outras, um aprendizado que é extraclasse. Nós orientamos, mas fazemos com que eles pesquisem e busquem o conhecimento, caminhando sozinhos”, revela a professora de geografia e uma das organizadoras da Gincana, Leila Cristina Bonfim Lima. “Além da diversão, o principal é o aprendizado, porque a gente aprende muito com as outras equipes”, diz Jailson Fiúza, 17 anos, 2º ano do ensino médio.

Ex-aluno da escola, Kelvin Souza é funcionário da unidade e destaca a importância da gincana para a sua formação. “Hoje eu estudo arquitetura na Universidade Federal da Bahia, e a escola teve um papel importante nisso. Na gincana, eu comecei a criar esculturas e quadros. Esse evento contribui para a nossa formação cultural e para a pesquisa. A gente vai absorvendo o aprendizado de maneira mais lúdica”, frisou.