Governador entrega prédio para Colégio Universitário

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Em visita ao município de Teixeira de Freitas, o governador Rui Costa entregou um prédio com quatro salas, no Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa, para o funcionamento de mais um Colégio Universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que já possui unidades semelhantes em Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Ibicaraí, Santa Cruz de Cabrália, Itamaraju e Coaraci. Na ocasião, Rui inaugurou um pavilhão de aulas e área administrativa da UFSB.

Segundo o reitor da UFSB, Naomar Almeida, com os colégios universitários os estudantes de regiões mais afastadas podem fazer o primeiro ano de universidade próximo de suas casas. Eles recebem as mesmas aulas ministradas nas sedes da instituição, transmitidas por tecnologias digitais. A importância da UFSB para a região foi destacada por Rui na ocasião. “Hoje a Bahia tem seis universidades federais e, em Teixeira de Freitas, a UFSB tem cursos na área de saúde, sendo celeiro de médicos, enfermeiros e outros profissionais. Isso tem grande importância para a região”.

Saiba mais sobre os Colégios Universitários

A ampliação da oferta do ensino superior na Bahia e da educação integral para o ensino médio nas escolas estaduais são duas ações desenvolvidas a partir da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), por meio do Educar para Transformar.
Graças à parceria, os Colégios Universitários (Cunis) da UFSB funcionam em sete escolas estaduais, nos municípios de Itabuna, Ibicaraí, Ilhéus, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Itamaraju e Coaraci, com professores e a gestão da universidade. Nos Cunis são ofertados os Bacharelados Interdisciplinares (BI) e Licenciaturas Interdisciplinares (LI), beneficiando estudantes do Sul e Extremo Sul da Bahia, com acesso ao ensino superior.

Para 2016, a parceria com a UFSB resultou na implantação pela Secretaria da Educação do Estado, de três Complexos Integrados de Educação (CIE) nas cidades de Itabuna, Porto Seguro e Itamaraju. Os complexos beneficiam diretamente três mil estudantes do ensino médio. Os complexos abrigam, no turno diurno, ações de Educação Integral e, no turno noturno, é ofertada a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Ensino Médio Regular voltado a jovens e trabalhadores.

A gestão dos Complexos é compartilhada. A UFSB é responsável pela gestão pedagógica dos três complexos e pela assessoria da gestão administrativa que é de competência da Secretaria da Educação. Os Complexos Integrados de Educação também têm espaço para o ensino superior, com o funcionamento dos Colégios Universitários (Cunis), da UFSB, com a oferta dos cursos de licenciaturas interdisciplinares. Com esta ação, estudantes do ensino médio de escolas públicas da região têm 85% das vagas direcionadas para cursos de graduação com aulas aplicadas nos Cunis.

Outro resultado desta articulação é que estes futuros profissionais, estudantes dos Cunis, irão estagiar e atuar pedagogicamente nos Complexos Integrados de Educação, contribuindo para a melhoria da educação básica.