Governador Jaques Wagner inicia Pacto pela Educação nos bairros do Calabar e Alto das Pombas

O Pacto pela Educação lançado recentemente pelo Governador Jaques Wagner ganha repercussão nos bairros do Calabar e Alto das Pombas. O Governo e o município de Salvador estão juntos para garantir o primeiro compromisso do pacto de alfabetizar todas as crianças até oito anos de idade e extinguir o analfabetismo escolar. O programa começa a ser implantado em quatro escolas municipais dos dois bairros, a partir deste domingo, 8 de maio, quando o Governador Jaques Wagner faz a doação, simbólica, de R$ 500 mil para o desenvolvimento de ações educacionais nas escolas dos dois bairros da capital baiana.

O ato de doação simbólica acontece no domingo, dia 8 de maio, às 10h30, no Colégio Municipal Tertuliano de Góes, com as presenças do Governador Jaques Wagner, do secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, do secretário municipal de Educação de Salvador, João Carlos Bacelar, e da presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna.

As ações educacionais serão desenvolvidas em parceria com o Instituto Ayrton Senna, através dos programas Circuito Campeão, voltado para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita e também do aprendizado do pensamento matemático, e Gestão Nota 10, que visa fortalecer a competência técnica dos gestores e equipe das escolas.

Participam dessa ação do Pacto pela Educação as escolas municipais Tertuliano de Góes, Casa da Amizade, Conjunto Assistencial Nossa Senhora de Fátima e Centro Municipal de Educação Infantil do Calabar, além da Escola Comunitária Aberta do Calabar.

Topa quer reduzir analfabetismo nos bairros

Vale destacar que essa iniciativa vem somar às ações afirmativas que o Governo da Bahia vem desenvolvendo nos bairros do Calabar e Alto das Pombas. Na área da educação, também está prevista a implantação do programa Topa – Todos pela Alfabetização, a partir do desafio lançado pelo Governador Jaques Wagner, e apoiado pela comunidade, de tornar os dois bairros livres do analfabetismo.

Já está também acordado com a comunidade a realização de cursos preparatórios para Educação de Jovens e Adultos, voltados para aqueles que ainda não concluíram a escolarização. Cursos destinados à certificação de conclusão da Educação Básica, através dos exames CPA (Comissão Permanente de Avaliação), Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) e Encceja (Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos).

As inscrições para o Topa e também para os cursos preparatórios da Educação de Jovens e Adultos estão abertas a partir desta segunda-feira, 9 de maio, em seis pontos estratégicos dos dois bairros.

Postos de matrícula:

1 - Rua Nova do Calabar, nº 95, Camarão (próximo à entrada do bairro por Ondina), no local onde funciona o Núcleo de Direitos Humanos)

2 - Praça 11 de Maio, nº 67, no local onde funciona a Escola Aberta do Calabar e a Biblioteca Comunitária

3 - Travessa 28 de Setembro (saída da Baixa do Bispo para o Alto das Pombas)

4 - Rua Ranulfo de Oliveira (saída do Calabar)

5 - Conjunto Habitacional Alaíde Ribeiro (Baixa do Bispo)

6 - Rua Benício Ramos