Governador Rui Costa anuncia nova unidade escolar em Aporá e ampliação de colégio em Acajutiba

O governador Rui Costa esteve, nesta quinta-feira (28), nos municípios de Aporá e Acajutiba, na região Nordeste do Estado, para realizar diversas entregas que beneficiarão a população local. Na ocasião, ele visitou, juntamente com o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, o Colégio Estadual Professora Áurea dos Humildes Oliveira, localizado em Aporá, e anunciou a construção de uma nova escola, em substituição à atual, para atender a comunidade escolar. A nova unidade deverá ser implantada em uma área maior, integrando um Complexo Educacional Poliesportivo. Em Acajutiba, os gestores visitaram o Colégio Estadual Antônio da Costa Brito, onde também verificaram as instalações e anunciaram ampliação e reforma da escola.

O Colégio Estadual Professora Áurea dos Humildes, fundado em 1881, foi o primeiro a ser visitado. A unidade escolar possui, atualmente, 317 estudantes matriculados e oferta apenas o Ensino Médio regular. A diretora do colégio, Cléa Gouveia, falou da importância de receber o governador e sua equipe. “Ficamos muito felizes com esta oportunidade de o governador conhecer a nossa escola e atender os nossos anseios, pois almejávamos ter uma escola nova e, agora, isso vai ser uma realidade”, comemorou.

Já no Colégio Estadual Antônio da Costa Brito, fundado em 2006, o governador também percorreu os espaços da escola e dialogou com os gestores e professores. Rui Costa ainda informou que irá ampliar a escola e prevê a construção de mais dez salas de aula. De acordo com o governador, ainda serão feitas a reforma do refeitório e da quadra, que também receberá cobertura, e construção de um auditório. A unidade possui 783 estudantes matriculados e oferta o Ensino Médio regular e a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A vice-diretora Ubalda Moreira comemorou as melhorias anunciadas. “É essencial que o governador e o secretário conheçam a realidade da nossa escola, que possui um público-alvo estudantes do campo, que não têm acesso à tecnologia em suas casas e encontram isso na escola, mostrando que o investimento feito na Educação está sendo bem aproveitado. Estamos muito felizes com as novidades anunciadas para a escola e que beneficiarão toda a nossa comunidade escolar”, disse.

Na oportunidade, o secretário Jerônimo Rodrigues também realizou uma visita técnica ao Colégio Estadual Doutor Jairo Azi, no distrito de Itamira, em Aporá.

Outras ações – Durante a agenda em Aporá, Rui Costa inaugurou a ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), que atende as cidades de Acajutiba, Aporá e Esplanada. A obra beneficia cerca de 60 mil habitantes que vivem nas três cidades e contou com investimento de mais de R$ 4,6 milhões.

“Este investimento vem reforçar o abastecimento em Aporá e Acajutiba. Também autorizamos a construção de novos sistemas para a melhoria na qualidade de vida das pessoas”, afirmou o governador Rui Costa.

A obra incluiu a construção de uma estação elevatória de água tratada para a sede do município de Esplanada e duplicação de nove quilômetros da adutora de água tratada.

O governador ainda anunciou a instalação do sinal de telefonia celular na localidade de Mangabeira. A iniciativa é fruto de parceria entre a operadora TIM e a as secretarias estaduais de Infraestrutura (SEINFRA) e da Fazenda (SEFAZ). Um trator com implementos foi entregue ao município.

Já na agenda em Acajutiba, foram entregues 2.600 metros de tubos e um reservatório para implantação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água, na localidade de Cumbe. Para esta ação, que beneficiará mais de 100 moradores da localidade, foram destinados R$ 80 mil.

“Este investimento faz parte do programa Água Para Todos, maior programa de abastecimento de água do Brasil. E como sempre digo, água é sinônimo de vida e saúde para a população. O objetivo é que a população tenha água tratada, água potável em suas casas”, afirmou Rui.

O governador anunciou, ainda, que irá destinar cerca de R$ 700 mil para a reforma dos boxes da feira livre e um trator com implementos será entregue ao município.

Rui Costa também participou da inauguração da cobertura da Feira Livre e aproveitou a ocasião para entregar 50 barracas aos feirantes que trabalham no local. O investimento realizado pelo governo do Estado é de mais de R$ 35 mil nesta iniciativa. Além disso, o sistema de abastecimento de água entregue em Aporá também beneficia Acajutiba e contou com recurso da ordem de R$ 4,6 milhões.

A agenda do chefe do executivo baiano incluiu a participação na inauguração da reforma do Hospital Municipal. Um aparelho de raio-x, investimento de R$ 86 mil, foi entregue para a unidade.