Governador Rui Costa visita unidades escolares em Capim Grosso

Fotos: Camila Souza/GOVBA

Em passagem por Capim Grosso, nesta terça-feira (12), com uma agenda de entregas no município, o governador Rui Costa, acompanhado do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, visitou o Colégio Estadual Edna Moreira Pinto Daltro e o Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Jacuípe III. Na oportunidade, eles dialogaram com a comunidade escolar e verificaram as instalações das unidades.

O Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Jacuípe foi fundado em 1998 e  possui, atualmente, 893 estudantes matriculados. Na unidade, são ofertados sete cursos técnicos de nível médio, a exemplo de Farmácia, Saúde Bucal, Enfermagem e Administração.

O estudante Lucas Santos da Silva, 18, que faz o curso técnico em Enfermagem no CETEP, comentou sobre a passagem do governador pela escola. "A visita foi extremamente importante, pois possibilitou ao CETEP mostrar seu trabalho técnico e desempenho durante essa pandemia. Eu, por exemplo, como monitor do programa Mais Estudo, peguei dados de outros estudantes para inscrevê-los no ENEM, pois sei que muitos não têm internet em casa. Na visita, foram mostrados os espaços de aprendizagem e lazer, como as salas de aula, laboratórios e quadra, e, também, foi apresentada uma proposta de adequação e melhoria no ambiente escolar. Tenho certeza que muitos reparos e melhorias estão por vir".

O Colégio Estadual Edna Moreira Pinto Daltro foi fundado em 1971 e possui 896 estudantes matriculados. A unidade, que também é uma Escola Cultural, oferta ensino em Tempo Integral, Ensino Médio regular e o novo Ensino Médio, além da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O vice-diretor Romeu Nascimento afirmou que a visita demonstra o cuidado do governo do Estado com a Educação. "Foi uma ótima

oportunidade de o governador e o secretário conhecerem de perto a nossa realidade e os nossos anseios, ouvindo gestores e também os estudantes. Ficamos muito felizes em poder partilhar deste momento que revitaliza as nossas esperanças e revigora nossas forças para superar este momento tão difícil que temos passado".

Já o estudante do colégio, Marcos Sander, 16, 1º ano, disse que ficou contente em conhecer o governador. "Pelo período que estamos vivendo de incertezas na Educação e de maneira geral, esta visita nos encoraja. A troca de ideias nos leva ao entendimento do que é o melhor para nós e o que é necessário para que tudo seja feito", disse.

Outras ações - Durante a agenda em Capim Grosso, Rui Costa também fez diversas entregas. A pavimentação do trecho de pouco mais de dois quilômetros da localidade de Caiçara foi oficialmente entregue e representa um investimento de R$ 1,1 milhão. A obra beneficia diretamente os cerca de 30 mil habitantes, em especial aqueles que vivem da agricultura e da pecuária.

Outro investimento no município é o novo Ponto SAC, que passa a atender a demanda da população para a emissão de documentos como RG, CPF e antecedentes criminais, entre outros. A implantação da unidade é resultado de parceria entre a gestão estadual e a prefeitura. O investimento no posto foi da ordem de R$ 221 mil. A expectativa é de que a unidade atenda a demanda de quase 100 mil habitantes, distribuídos entre Capim Grosso e municípios vizinhos.

“Hoje é um dia de entregas, como a estrada asfaltada e serviços públicos, a exemplo da unidade do SAC, e de abastecimento de água e reforço na infraestrutura hídrica, como a ligação da Barragem de Pedras Altas a Ponte Novo. E tem anúncio importantíssimo de investimento de R$ 65 milhões para o esgotamento sanitário da cidade, o que faz com que, somados aos R$ 40 milhões que já aplicamos em água, Capim Grosso passe de R$ 100 milhões do Programa Água para Todos”, afirmou Rui.

Lazer e abastecimento - As inaugurações em Capim Grosso incluem, também, lazer e esporte. O Governo do Estado aplicou mais de R$ 280 mil na construção de arquibancada e iluminação do Estádio Municipal Francisco Ângelo de Oliveira. A obra foi realizada sob a supervisão da Superintendência dos Desportos da Bahia (SUDESB).

O governador ainda realizou a entrega simbólica do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água do povoado de Várzea Suja, construído pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (CERB). Foram investidos R$ 105 mil na obra que beneficia 26 famílias residentes na localidade.

Também foi entregue simbolicamente o sistema adutor de interligação da Barragem de Ponto Novo a Pedras Altas. O investimento é de mais de R$ 33 milhões, beneficiando 194 mil pessoas em 24 municípios da região.

Ordem de serviço - Ainda foi assinada a ordem de serviço para ampliação e melhorias do sistema de abastecimento de água de Capim Grosso. A ação representa um investimento de R$ 1,1 milhão. Por fim, Rui visitou a Escola Estadual Edna Moreira Pinto Daltro, o Centro Territorial de Educação Profissional Bacia do Jacuípe II e o Colégio Municipal Tarcília Evangelista de Andrade.