Governo da Bahia reafirma Pacto pela Educação em visita a escola onde estudou em Salvador

A manhã desta segunda-feira (12/1) foi especial para estudantes, professores, colaboradores e gestores do Colégio Estadual Luiz Tarquínio, no bairro da Boa Viagem, em Salvador. A escola recebeu a visita do governador da Bahia, Rui Costa, ex-aluno da unidade, e do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto. Durante a visita, o governador se reuniu com a comunidade escolar e lideranças locais com o objetivo de discutir caminhos para o fortalecimento das unidades escolares e para a melhoria da qualidade do ensino, por meio do programa Pacto pela Educação na Bahia. Essa é a quarta de uma série de visitas que o governador vem realizando às escolas da rede estadual de ensino da Bahia nestes primeiros 12 dias da sua gestão.

“Estudei nessa escola de 1974 a 1978, e retornar a esse espaço faz com que um filme passe na cabeça. É na escola que se realiza, de fato, a educação, e eu quero participar pessoalmente dessa grande mobilização que vai envolver as famílias, os professores e os jovens, para melhorar a qualidade do ensino em nosso Estado, com o Pacto pela Educação”, disse o governador, sobre o compromisso da sua gestão com a educação. “Podem esperar um reconhecimento para tudo que está sendo feito de positivo e podem esperar correção daquilo que está faltando ou daquilo que não está funcionando”, completou.

O governador Rui Costa percorreu dependências da escola, incluindo a biblioteca, e recebeu cópia do seu histórico escolar. No auditório, foi homenageado com apresentações musicais, uma placa comemorativa e teve a companhia da ex-colega de classe e cantora Margareth Menezes.

O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, afirma que as visitas demonstram a sensibilidade do governador com a educação. “O governador adotou a educação como um lema da sua gestão. Em cada cidade que chega, ele inclui a visita a uma escola na sua agenda, buscando conhecer as coisas boas e o que precisa ser alterado no sentido de fortalecer projetos que ajudem a construir uma nova escola na Bahia”, frisou o secretário, ressaltando o simbolismo da visita ao Colégio Estadual Luiz Tarquínio.

Para os estudantes, o encontro é uma oportunidade não apenas de conhecer a autoridade máxima do Estado, mas também de motivação. “Nós estamos muito animados. Sinto muito orgulho de saber que ele estudou aqui, e isso é muito importante para nós, pois daqui a pouco nós também poderemos nos tornar uma autoridade ou artista”, disse a estudante Taila Santana Gama dos Santos, 15 anos, aluna do 1º ano do ensino médio, referindo-se à cantora Margareth Menezes.

Diretora da unidade escolar, Lúcia Maria Cardoso Fagundes acredita que a iniciativa aproxima, ainda mais, o Estado da escola. “O governador já vivenciou e conhece a nossa realidade. Com essa ação, nós ganhamos a oportunidade de apresentar o que somos, o que temos e de melhorar a autoestima dos nossos estudantes. Esse dia vai marcar a história da nossa escola”.

A unidade escolar – Reformada no final de 2014, com um investimento de R$ 450 mil, a escola de educação integral ganhou, entre outras melhorias, pintura nova, revestimento nas paredes e pintura da quadra poliesportiva. Ao todo, a unidade conta com 35 salas, sendo quatro salas multiuso, laboratórios de informática e ciências, biblioteca, refeitório, três quadras e auditório.