Governo do Estado investe R$ 27 milhões em novo colégio, em Vitória da Conquista

Palavras-chave:

Foto: Virlane Carmo
Na programação da equipe técnica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), este sábado (14) foi reservado para a realização de visitas a dois municípios do Núcleo Territorial de Educação do Sudoeste Baiano (NTE 20). O objetivo da agenda foi acompanhar o trabalho de construção de uma nova unidade escolar no Distrito de Inhobim, em Vitória da Conquista, e visitar a estrutura já existente no município de Tremedal, que passará por obras de ampliação com modernização.

Pela manhã, a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, visitou o terreno no Distrito de Inhobim, em Vitória da Conquista, onde está sendo construída uma nova sede que atenderá a mais de 400 estudantes dos quatro anexos do Colégio Estadual José Sá Nunes, dos distritos de Inhobim, São João da Vitória (Batuque) e Cercadinho e do povoado de Veredinha.

“Estamos começando uma obra no valor de $ 27 milhões, reafirmando o nosso compromisso com a Educação, seja nos grandes centros ou nos distritos e povoados, contextualizando com a história de cada região”, afirmou a secretária, destacando, ainda, a importância do alinhamento entre município, Estado e União para estreitar ainda mais o regime de colaboração e, consequentemente, fortalecer a Educação em toda a Bahia.

A estudante do anexo de Inhobim, Gabriele Jardim dos Santos, 17 anos, aguarda ansiosa pela nova estrutura. “Hoje, a gente estuda em um prédio sem espaço até para o recreio. Vamos ter laboratórios, salas climatizadas, teatro, restaurante. É uma notícia maravilhosa! E essa visita nos dá a dimensão exata do sonho que se transforma em realidade”, declarou.

Foto: Virlane Carmo
Tremedal - No início da tarde, a equipe da SEC se dirigiu ao Colégio Estadual Marieta Pereira dos Santos - Tempo Integral, no município de Tremedal. A comunidade escolar ouviu atenta às explicações sobre a obra de ampliação com modernização, que será realizada para beneficiar 419 estudantes do Ensino Médio, da Educação Jovens e Adultos (EJA) e do curso técnico profissionalizante em Administração, nos turnos matutino, vespertino e noturno.

A proposta é a implantação de bloco com cinco novas salas, teatro com 200 lugares, campo de futebol society, vestiário, quadra poliesportiva coberta e adaptações de estruturas existentes para a implantação de um restaurante estudantil com 200 lugares e da biblioteca. A expectativa da comunidade escolar é grande. A diretora da unidade, Débora Ferraz de Morais, comemorou. “Somos uma escola de tempo integral, que já oferece os projetos e programas estruturantes para nossos estudantes. Agora, eles vão poder usufruir em um espaço com mais conforto e do tamanho desse grande projeto de Educação do Governo do Estado”.

O novo padrão de escola, acompanhado de equipamentos de esporte, lazer e laboratórios, vai proporcionar aos estudantes e toda a população do município o acesso a espaços para o lazer e entretenimento. A iniciativa integra uma série de ações para requalificar e construir novas unidades escolares estaduais com alto padrão de infraestrutura, visando atender as comunidades escolares por meio de uma aprendizagem integrada ao esporte, bem como à cultura, arte, iniciação científica e qualificação profissional. 

Notícias Relacionadas