I Anuário da Educação Profissional da Bahia é lançado pela Secretaria da Educação do Estado e Dieese

Os atores sociais e gestores de políticas públicas de educação profissional já podem contar com informações sistematizadas que revelam o crescimento da rede pública estadual de educação profissional. O Anuário da Educação Profissional da Bahia – volume I, elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), por intermédio da Secretaria de Educação, foi lançado nesta quarta-feira (25), no Salão de Convenções do Hotel Monte Pascoal (Barra).

O superintendente de Educação Profissional da Secretaria da Educação, Almerico Biondi Lima, representando o secretário Osvaldo Barreto, ministrou palestra sobre o tema Educação e desenvolvimento: desafios para a Educação Profissional. Ele explicou que a educação é condição necessária,  mas não suficiente. Por isso, educação basica e educação profissional devem caminhar juntas para o desenvolvimento socioeconomico ambiental da Bahia.

"Nosso dever, enquanto estado, com a política pública de Educação Profissional é resgatar a dívida social, propiciando qualificação e educação aos trabalhadores. Por meio deste Anuário, temos um retrato da realidade atual e do que já fizemos, servindo como orientação para o que queremos fazer", ressaltou.
Almerico pontuou que o  produto é um instrumento do cotidiano, que irá favorecer a compreensão de possibilidades e sistematizações estatísticas, antes limitadas, sobre o setor.

“O Anuário vem para suprir as lacunas e apresentar as carências de informação, buscando fontes para construção de indicadores”. A ideia, disse, é que o ele seja colocado no site da Secretaria da Educação para que possa ter seu acesso ampliado.

Os dados publicados apontam para o crescimento da Educação Profissional na Bahia, evidenciado pela ampliação das vagas e dos cursos ofertados nos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e demais unidades de ensino, distribuídas pelo conjunto dos territórios de identidade. “Com este Anuário, que traz um conjunto de indicadores na área, o governo do estado está dando mais um passo à sua política pública de educação profissional”, considerou o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio.

Renovação e expansão – Desenvolvido a partir de levantamentos censitários, amostra de domicílio e registros administrativos, o Anuário  tem como objetivo contribuir para a renovação e expansão da educação profissional da Bahia por meio de estudos, subsídios, desenvolvimento de metodologias, formação, capacitação e assessoria aos gestores públicos e atores sociais. Os dados obtidos foram analisados a partir de diferentes recortes geográficos para o estado  e levaram em consideração também os diversos aspectos e atributos populacionais (gênero, cor, faixa etária).

O diretor sindical do Dieese, Paulo de Tarso Costa, ressaltou a contribuição que o Dieese tem dado para o crescimento da sociedade e, principalmente, nas questões que envolvem os trabalhadores, em seus 55 anos de existência. “O Anuário da Educação Profissional da Bahia é o maior projeto do Dieese no âmbito estadual”, ressalta o sindicalista.

Representando a Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), José Ramos considera “um momento acertado” para o lançamento do Anuário. “O governo e seus parceiros estão se mostrando atentos à questão da educação profissional, o que é muito relevante frente à carência de profissionais em todos os setores”.

Também presente ao evento, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-Ba), Martiniano José Santos, reforça a importância do Dieese como responsável pela construção de informações sobre o mundo do trabalho. “A questão da capacitação profissional é de responsabilidade não só do Estado, como também do empresariado, que precisa investir mais na sua mão-de-obra”, afirmou.

Notícias Relacionadas