I Sarau Literário de escola da rede estadual homenageia o poeta Vinicius de Moraes

A comunidade escolar do Colégio Estadual José Palles Sobrinho, no município baiano de Encruzilhada (607 km de Salvador), está envolvida nos preparativos do seu I Sarau Literário, que acontece na sexta-feira (3/05), às 18h30. O evento, que conta com a participação dos 947 estudantes de ensino médio da unidade, presta uma homenagem ao poeta Vinicius de Moraes. O sarau é resultado de três projetos de literatura realizado na escola: Baú da Leitura, Leitura Premiada e Leitura em Família.

“A proposta de realizarmos o primeiro Sarau Literário da nossa escola foi consolidada na Jornada Pedagógica, mas a ideia já vinha fazendo parte das nossas  discussões sobre a necessidade de inserirmos no currículo escolar os projetos estruturantes da Secretaria da Educação, como vem acontecendo com o AVE (Artes Visuais Estudantis), o Face (Festival Anual da Canção Estudantil) e o TAL (Tempos de Arte Literária)”, explica a diretora do Colégio José Palles Sobrinho, Márcia de Souza Barbosa.

Divulgação

Cada turma fará duas apresentações: uma baseada na obra de Vinicius de Moraes e outra, na de outro autor, Carlos Drummond de Andrade, que será prestigiado por uma das salas com a encenação do poema José (E agora, José?). “Os estudantes estão muito animados com o sarau e empenhados nos ensaios”, confirma a professora de língua portuguesa e articuladora do sarau, Delzeni de Jesus Oliveira. Ela adianta que, em agosto, haverá o 2º Sarau, que será produzido, exclusivamente, pelos estudantes.

“Estou gostando muito de participar do primeiro Sarau Literário da minha escola. Os projetos que a escola está desenvolvendo, como o Baú da Leitura, tem estimulado a leitura. Eu, mesma, tenho lido de dois a três livros por mês”, conta Karine Souza Viana, 16 anos, aluna do 2º ano. A colega de sala, Katarine Menezes, 15 anos, completa que está achando “muito interessante” conhecer a poesia de Vinicius de Moraes. “Sempre gostei de ler e, agora, estou aproveitando a oportunidade para conhecer a obra do poeta que toca muito na gente porque fala de amor”, diz.

Cursando o 3º ano, Bianca Santana Silva, 16 anos, e seus colegas de turma vão apresentar Garota de Ipanema, uma das mais conhecidas canções da MPB e considerada a segunda canção mais tocada no mundo, composta em 1962 por Vinicius de Moraes e Tom Jobim. “Estou achando muito importante nosso primeiro sarau, que é resultado de outros projetos de leitura que a escola vem realizando. Os professores estão muito engajados e nós, estudantes, também”.

“Estou gostando muito de participar do primeiro Sarau Literário da minha escola. Os projetos que a escola está desenvolvendo, como o Baú da Leitura, tem estimulado a leitura. Eu, mesma, tenho lido de dois a três livros por mês” - Karine Souza Viana

Projetos – Segundo a diretora Márcia de Souza Barbosa, a ideia do sarau foi decorrente dos projetos de literatura desenvolvidos no colégio. Por meio do Baú da Literatura, por exemplo, semanalmente, cada turma recebe do professor que estiver em atividade no horário (independentemente da disciplina), livros ou textos de temas diversos. “Cada estudante escolhe um e faz a leitura individual. Depois, quatro ou cinco alunos são sorteados para socializar o conteúdo lido para todos”, conta.

O Leitura Premiada também contribuiu para a culminância do I Sarau Literário do Palles Sobrinho. Uma sala de leitura, que funcionava no pátio da escola, sob a responsabilidade de uma professora cedida pelo município, foi transferida para um espaço próximo às salas de aula. Com isso, explica Márcia, os estudantes ficaram mais em contato com os livros, estimulando-os à constante leitura. “Os alunos que mais lerem, serão premiados a cada final de unidade. Para comprovar a leitura, eles respondem a fichas sobre o conteúdo do livro lido”.

Por fim, o projeto Leitura em Família vem incentivando a leitura em casa, por meio dos pais. “Fizemos reuniões e os pais ou responsáveis se comprometeram em cobrar de seus filhos a leitura diária de qualquer livro ou revista, nem que seja por  meia hora”, pontua a diretora.