Maraú recebe nova unidade escolar e fortalecimento da agricultura familiar

Fotos: Paula Fróes/GOVBA
Uma nova escola estadual, com 240 alunos matriculados, foi inaugurada nesta segunda-feira (23) pelo governador Rui Costa, no distrito de Barra Grande, no município de Maraú. Rui também entregou uma viatura para a Polícia Militar e autorizou a celebração de convênio no âmbito do projeto Bahia Produtiva, no valor de R$ 442 mil. Com esta, já são 375 escolas visitadas pelo governador na sua gestão.

O governador Rui Costa comemora o envolvimento da juventude com a produção de cultura na escola. "Além da alegria de entregar uma nova escola, tenho a alegria de ver apresentações de vários projetos engajados pela própria comunidade escolar, de canto, dança, enfim, é um talento enorme da nossa juventude que se mostra comprometida com a cultura e educação”.

O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, que acompanhou Rui Costa na inauguração do novo Colégio Estadual Antônio Ribeiro Rocha, falou sobre as novas modalidades que serão ofertadas na unidade. “Mais uma escola entregue pelo governador, uma escola necessária, importante que, além de entregar, nosso governador se comprometeu aqui com três projetos: o Mais Estudo, Educação Profissional e o Educação Integral, este em 2020. É mais uma conquista física e de conteúdo didático para os estudantes”.

Com seis salas de aula, o novo Colégio Estadual Antônio Ribeiro Rocha é o antigo anexo do Colégio Estadual Clemente Mariani, que funcionava em uma casa alugada. O estudante David Maia, 18 anos, do terceiro ano, comemora a estrutura da nova escola. "As salas de aula são espaçosas, o laboratório de ciências está pronto para receber os equipamentos, o de informática já está com os notebooks. A Biblioteca está com os livros todos, o ar condicionado 'tinindo’ e ainda teremos uma horta".

Agricultura Familiar
O pequeno produtor Valmiro dos Santos, do distrito de Barro Vermelho, em Maraú, destaca a importância do convênio celebrado. "Esses recursos vão fortalecer nossa agricultura, vamos investir em uma casa de farinha, e isso é bom para a comunidade. Nossos jovens estavam indo procurar trabalho em outras regiões, e com esses programas o governo cria condições de que nossos jovens cresçam, trabalhem e fiquem aqui, onde eles têm raízes".