Maria Bethânia homenageia Colégio Estadual Casa Jovem II durante show

O Colégio Estadual Casa Jovem II, vencedor do Prêmio Destaque Brasil em 2010, foi homenageado pela cantora Maria Bethânia, durante o recital “Bethânia e as Palavras”, realizado no dia 28 de janeiro, no Teatro Vila Velha, em Salvador. “O Casa Jovem II nos dá provas de que é possível acreditar na educação pública de qualidade. Isso é resultado de um trabalho coletivo, diverso, democrático e emancipador para as comunidades campesinas”, declarou Maria Bethânia.

A cantora conheceu o trabalho do Casa Jovem II, localizado em Igrapiúna (a 322 Km de Salvador), ao assistir o Canal Futura, no dia 8 de novembro de 2010, quando o colégio, vencedor do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar,  ganhou, também, o Prêmio Destaque Brasil. “O produtor ligou para a gente, disse que ela ficou emocionada e orgulhosa com o reconhecimento do trabalho de uma escola pública baiana e convidou a equipe para o show”, conta Francisco Nascimento, diretor do colégio.

Além do abraço de Bethânia, o diretor recebeu os parabéns do governador Jaques Wagner, que estava na platéia. “Tudo isso é fruto do sistema de gestão democrática, que compreende a importância da participação da família e da integração entre escola e comunidade no processo de escolarização”, enfatiza Francisco Nascimento.

Exemplo nacional – Os bons resultados do Casa Jovem II serão apresentados aos 27 secretários da Educação do país, pelo diretor Francisco Nascimento, durante encontro do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed). O evento está marcado para o dia 16 de fevereiro, na sede do conselho, em Brasília.

Destaque Brasil – O Prêmio Destaque Brasil é o maior nível dentro do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. Em 2010, 2.375 escolas públicas brasileiras, estaduais e municipais, disputaram o Prêmio. Além da escola baiana, chegaram à final escolas do Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina.

O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é uma iniciativa conjunta do  Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e Fundação Roberto Marinho. Além disso, tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América, do movimento "Todos Pela Educação", MBC (Movimento Brasil Competitivo), Grupo Gol, Gerdau e Instituto Razão Social.