Matrículas abertas para a 5ª etapa do TOPA

A Secretaria da Educação do Estado abriu a matrícula para a quinta etapa do programa Todos pela Alfabetização (Topa). Os interessados em aprender a ler e a escrever devem procurar a secretaria de Educação do seu município ou a Diretoria Regional de Educação (Direc). As matrículas podem ser feitas até dia 20 de março. As aulas estão previstas para começar em abril.

Para fazer a matrícula, a pessoa deve levar um documento de identificação, como carteira de identidade e certidão de nascimento.

“Conclamamos todos pela Bahia afora, que desejam se alfabetizar, para procurar, imediatamente, a secretaria de Educação do seu município ou a Diretoria Regional de Educação da sua região para efetivar sua matrícula e, assim, garantir que a Bahia continue sendo o estado campeão de alfabetização do País”, frisa a coordenadora estadual do Topa, Francisca Elenir Alves.

O Topa, nesta quinta etapa, está presente em 366 municípios, por meio da parceria de 246 prefeituras e 575 entidades dos movimentos social e sindical. A meta, agora, é matricular mais 300 mil pessoas. Implantado em 2007 pelo governo do Estado da Bahia, o Topa já alfabetizou 913 mil baianos até 2011. O programa trabalha com a alfabetização sob a perspectiva de que esta é um direito do cidadão e que não prescreve com a idade.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2010, a Bahia foi o estado do Nordeste que mais reduziu o analfabetismo. “A contribuição do Topa para este avanço é considerada significativa. A perspectiva para 2012 é focar na qualidade do programa que já está consolidado”, ressalta Francisca Elenir Alves.

Notícias Relacionadas