Pacto pela Educação - Todos pela Escola realiza 1º Ciclo de Formação

 

Segue até a sexta-feira (20), o 1º Ciclo de Formação do O Pacto pela Educação – Todos pela Escola, com a participação de especialistas em alfabetização da Secretaria da Educação do Estado e coordenadores do Pacto nos municípios. Programa da Secretaria da Educação, o Pacto tem como principal objetivo alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, através de uma parceria com os municípios baianos, para garantir aos estudantes, o direito de aprender. Cerca de 200 municípios já garantiram a adesão ao Pacto pela Educação.
 
O objetivo do Ciclo de Formação é assegurar a constituição das equipes de gestão, formação e avaliação das ações do Pacto pela Educação – Todos pela Escola, nos municípios, focando a alfabetização plena das crianças até os oito anos de idade, a extinção do analfabetismo escolar, o fortalecimento da inclusão educacional, valorização dos profissionais e promoção de sua formação. Serão formados 25 especialistas para formação de professores alfabetizadores e capacitação de cerca de 200 coordenadores municipais, que também participam do Ciclo.
 
 
O encontro de formação vai apresentar o marco regulatório, modelo de gestão e a proposta didático-pedagógica do Pacto. Também estão na pauta do Ciclo, a discussão sobre o processo de avaliação externa e a proposta do Pacto para as classes de alfabetização, além do programa de formação continuada e acompanhamento aos multiplicadores municipais e professores alfabetizadores.
 
Professores formadores – Duas professoras especialistas em alfabetização serão as formadoras do 1º Ciclo de Formação do Pacto pela Educação – Todos pela Escola. Amália Simonetti, é professora da Universidade Federal do Ceará, Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento da Criança da Universidade Federal do Ceará. Atua como Consultora do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) do Estado do Ceará e autora da Proposta Didática Alfabetizar Letrando do PAIC/CE. A professora possui outros livros publicados, tais como, O desafio de alfabetizar e letrar...
 
Maria Cílvia Farias é professora da Universidade Federal do Ceará, Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento da Criança da mesma universidade. Atua como Consultora do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) do Estado do Ceará e é co-autora da Proposta Didática Alfabetizar Letrando do PAIC/CE.

 

Notícias Relacionadas