Professor do Colégio Estadual Monteiro Lobato trabalha questões relacionadas ao espaço e às formas geométricas

Estudantes do Colégio Estadual Monteiro Lobato, localizado no bairro de Fazenda Coutos, em Salvador, estão aprendendo matemática de uma maneira diferente, por meio do projeto Uso de Materiais Manipuláveis nas Aulas de Geometria. A ação, uma iniciativa do professor Vanildo dos Santos, trabalha questões relacionadas ao espaço e às formas geométricas, além de estabelecer conexões com outros conceitos matemáticos, abordando a disciplina de modo exploratório e investigativo.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Durante as aulas, os estudantes utilizam instrumentos de medida, como transferidor e régua, para investigar as formas geométricas apresentadas. Após a exposição teórica dos conteúdos, os alunos iniciam uma tarefa exploratória que consiste na investigação das formas geométricas. “Eles observam a figura, expõem o que conhecem dessa figura e examinam suas propriedades. Tudo isso é feito grupo, em um ambiente dialógico, no qual um colega ajuda o outro”, revela o professor.

Vanildo explica que, com o projeto, os alunos participam ainda mais da aula, ajudando na compreensão dos conteúdos. “Nós não falamos de matemática de um lugar invisível. A partir da atividade exploratória, o estudante entende o que é medida, o que é ângulo, o que é vértice. Nós trazemos o aluno para embate e para a discussão da dúvida, e quando ele percebe que está aprendendo, eu vejo a sua satisfação”.

Para o estudante do 9º ano do ensino fundamental, Gabriel Áquila Rocha, 13 anos, o método facilita o aprendizado. “Podendo ver, tocar e explorar os objetos a gente aprende muito mais, e quando alguém faz uma pergunta, a gente sabe responder o porquê da resposta”, conta o estudante, que recebe o apoio da colega Camila Conceição Santos. “No contato com o material, a gente aprende como se faz e a aula fica mais interessante. Eu sempre gostei de matemática, mas assim é mais fácil aprender”, acrescenta Camila.