Professores e servidores do Colégio Estadual de Aporá visitam estudantes para fortalecer vínculos afetivos

Através do afeto e olhar sensível, a equipe do Colégio Estadual Professora Áurea dos Humildes Oliveira, localizado em Aporá, vem mudando a rotina dos alunos nos últimos 15 dias, com visitas nas casas dos estudantes para fortalecer os vínculos com a comunidade escolar. Por conta da pandemia, os encontros foram realizados com todos os cuidados sanitários, na frente das residências, com o uso de máscaras e álcool em gel e mantendo o distanciamento físico. Mesmo sem o tão sonhado abraço de reencontro, a ação vem propiciando uma reação positiva entre os estudantes.

Para Flávia de Santana Lima, aluna do 2º ano do Ensino Médio, 16 anos, o momento foi uma surpresa agradável e marcante. “Fiquei emocionada e muito feliz. Não estava esperando a visita e amei. Desde o início do isolamento social, não tive contato com nenhum funcionário da escola e com esse reencontro me senti especial para eles”.

A estudante Taís Verdadeira de Souza, matriculada no 1º ano do Ensino Médio, 17 anos, contou que o encontro serviu para amenizar a saudade. “Achei muito interessante eles virem nas casas para nos encontrar e entregar umas lembrancinhas. Sinto falta de passar as tardes na escola. Apesar de não poder abraçar todos eles, por conta da pandemia, fiquei feliz em reencontrá-los, foi ótimo para mim, mudou o meu dia".

Vagner Luz, pai da estudante Juliana Araújo, 17 anos, 3° ano do Ensino Médio, comentou que a ação dos professores demonstra cuidado com os alunos e beneficia toda a comunidade escolar. “É um período difícil para todos. No começo da pandemia, tivemos muitos problemas. O medo e desconhecimento da doença mexeram em nosso cotidiano. A ação é muito importante, propiciou um momento de alegria para toda a nossa família, em especial, para minha filha. Isso demonstra a responsabilidade e preocupação da equipe com os estudantes”, ressaltou Vagner.

De acordo com a  professora Cléa Gouveia, que é gestora da unidade escolar, a preocupação da equipe com os estudantes vai além do pedagógico e a unidade sempre realiza projetos e ações com o objetivo de dar um suporte às questões emocionais e sociais dos jovens que estudam no colégio. Neste projeto, 302 estudantes foram visitados.

“As reações foram emocionantes. Em alguns momentos,  tive vontade de chorar, pois senti de perto a realidade deles e imaginar tudo o que estamos vivendo longe um do outro nos faz pensar o quanto somos impotentes sozinhos. Toda a nossa equipe sentiu um alívio ao revê-los, queríamos que os nossos alunos soubessem que, mesmo distantes, não esquecemos deles e continuamos dispostos a ajudar em todas as esferas de suas vidas, prontos para contribuir com os sonhos de cada um", relatou a gestora.