Projeto Energia que Transforma será lançado na abertura do programa Ciência na Escola

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia inaugura, oficialmente, nesta quarta-feira (17/04), o programa Ciência na Escola 2013, com o lançamento do projeto Energia que Transforma, que tem o objetivo de contribuir para reflexão sobre eficiência energética na comunidade escolar. O evento acontece às 19h30, no Teatro Jorge Amado (Pituba), em Salvador. O Energia que Transforma é fruto de uma parceria da Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Coelba, Fundação Roberto Marinho e o Ministério de Minas e Energia.

Estarão presentes ao lançamento, o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, o presidente da Coelba, Moises Sales, a gerente de Articulação e Mobilização do Canal Futura, Marisa Vassimon, o presidente da Academia de Ciências da Bahia Roberto Santos e o representante do Ministério de Minas e Energia, Danilo Furtado, além de  professores.

Por meio do projeto, 340 educadores de 72 escolas da rede estadual, de 46 municípios, serão formados no tema Eficiência Energética. Estes professores atuarão nas escolas como multiplicadores das práticas de eficiência energética. O objetivo é mobilizar alunos e comunidade, ampliando os espaços de reflexão sobre a temática para o combate ao desperdício e apoiar a mudança de hábitos, atitudes e comportamento.

“Os projetos desenvolvidos com os estudantes, no âmbito do Energia que Transforma, participarão da seleção para a Feira de Ciências da Bahia, promovida pelo Programa Ciência na Escola. As experiências serão registradas e transformadas, posteriormente, em uma publicação chamada Boas Práticas”,  adianta Irene Cazorla, diretora do Instituto Anísio Teixeira.

Ciência na Escola – Um dos programas estruturantes da Secretaria da Educação, inicialmente, com foco na 5ª e 6ª séries (6º e 7º ano), do ensino fundamental e este ano, ampliado para a 7ª e 8ª série (8º e 9º ano), e para o ensino médio, o Ciência na Escola se mantém no objetivo de motivar a elevação de competências profissionais do professor para a melhoria e consolidação da educação científica dos alunos.

“Nosso programa nasceu com grandes possibilidades de transformar a educação nas nossas escolas por trazer um movimento novo de produção do conhecimento que envolve uma compreensão real do mundo, do ambiente onde o indivíduo está inserido e, por isso, motivado a agir sobre ele”, explica Shirley Costa, coordenadora do Programa Ciência na Escola.

O Programa Ciência na Escola culmina com a Feira de Ciências, que estimula a prática científica por meio da interdisciplinaridade e fomento ao protagonismo juvenil, e se caracteriza por um espaço de mostra de experiências e projetos de ciências de estudantes, orientados por professores, valorizando as melhores iniciativas nesse âmbito e sociabilizando, em nível estadual, os esforços de cada escola.