Projeto Tela Brasil chega à Escola Parque

O Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, localizado no bairro da Caixa D´Água, em Salvador, foi contemplado pelo projeto nacional Tela Brasil para a realização de oficinas de formação e capacitação de alfabetização em audiovisual. A atividade, uma iniciativa da Fundação Telefônica, acontece de 26 a 28 de maio, das 16 às 20h, reunindo professores e estudantes da rede estadual. O encontro visa, também, o desenvolvimento de programas educacionais relacionados à produção cultural e audiovisual brasileiras de curtas metragens, estimulando, assim, a utilização da linguagem cinematográfica nos contextos escolares como ferramenta de ensino e de aprendizagem, com base na produção de vídeo, roteiro, direção e edição.

Para a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Nide Nobre, ações dessa natureza alinham-se às políticas culturais desenvolvidas com a juventude estudantil pela Secretaria. “Essa produção fílmica de curtas é realizada por intermédio do Projeto Produção de Vídeos Estudantis (Prove), que revela o potencial criativo e as percepções do universo estudantil. Os conteúdos são difundidos pela TV Anísio Teixeira, TVE, Youtube e redes sociais. Projetos como o Tela Brasil chegam para somar às nossas iniciativas”, pontua a coordenadora.

O trabalho será realizado em dois módulos, compostos de aulas teóricas e práticas estruturadas, contemplando quatro eixos temáticos: Cineclube, Núcleo de Produção Digital, Escolinha de Cinema e Coletivo Tela Brasil. Gedean Ribeiro, diretor da Escola Parque, também aprova a iniciativa. “O convite do Tela Brasil é um reconhecimento nacional do trabalho que a escola pública estadual vem realizando nos últimos anos, visando à qualidade do ensino a partir da utilização de novas tecnologias, e buscando a valorização da comunidade do entorno”, ressalta o diretor.

Plano de ação – De acordo com Camila Araújo, do Instituto Buriti Filmes (responsável pela execução do Projeto Tela Brasil), a proposta é que as oficinas desenvolvam a formação de professores e estudantes para a troca contínua de informações e experiências sobre a relação entre a educação e a produção audiovisual.  Durante a oficina serão produzidos três curtas-metragens por escola participante para a consolidação do processo de aprendizagem nessa área de conhecimento. A formação envolve, também, noções básicas de cinema documentário, para a reflexão sobre as possibilidades narrativas e estéticas da linguagem audiovisual.