Ronda Escolar preparada para o início do ano letivo

A Ronda Escolar está preparada para o início do ano letivo. Cerca de 520 policiais militares darão continuidade à tarefa de garantir a segurança da comunidade escolar, visando prevenir e reduzir as ocorrências no entorno das unidades escolares da rede pública estadual da capital e Região Metropolitana de Salvador. A ação, baseada no radiopatrulhamento, ocorre das 6h às 22h.

“Realizamos um curso preparatório com todo o efetivo e fizemos um planejamento de atuação para 2012, junto à equipe da Secretaria da Educação do Estado, para garantir a segurança no entorno da escola”, afirma o comandante da Ronda, major Ricardo César Santana.

Para melhor identificação, as viaturas serão plotadas, este ano, com a marca do Todos pela Escola, programa de educação do Governo do Estado pautado em dez compromissos para garantir aos estudantes o direito de aprender.

Segundo o major Santana, “cuidando da segurança da comunidade escolar, a Ronda está contribuindo para os avanços na educação pública na Bahia e incentivando a cultura de paz”. Para ele, “com ações em parceria com a comunidade, muitas escolas estão conseguindo reverter as ocorrências de indisciplina e violência”.

Formada por uma tropa capacitada para trabalhar com um público específico, a Ronda Escolar difunde, entre a comunidade escolar, conceitos de disciplina e valorização da ética. Cada policial é orientado sobre como deve agir em cada situação e quais os casos que devem ser encaminhados para a delegacia de jovens infratores.

O diretor do Colégio Estadual 7 de Setembro (Paripe), Diógenes Ribeiro da Silva, considera “bastante eficiente” o trabalho da Ronda. “Temos o apoio da Ronda pela manhã, tarde e noite. São policiais bem-preparados para lidar com um público específico. Notamos que melhorou a segurança na nossa escola desde que passamos a contar com o apoio desses profissionais”, considera.

Pesquisa – Essa avaliação é unânime entre os diretores escolares. “Segundo a última pesquisa feita pela Ronda Escolar, 94% dos dirigentes estão muito satisfeitos e 6% estão satisfeitos”, relatou o major Santana.

De acordo com o comandante da Ronda, mais da metade das ocorrências na escola é registrada pela Ronda, por meio do ROP (Registro de Ocorrência Policial), e as informações são transportadas para um banco de dados. Das 149 ocorrências registradas de agosto a dezembro de 2011, constata-se que 48% foram originárias de solicitação a policiais da Ronda, em visita às escolas. Dessas, apenas 1% não foi resolvida no próprio local.