Rui anuncia construção de duas novas escolas em Lauro de Freitas com investimentos de R$ 35 milhões

Em agenda no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), nesta sexta-feira (23), o governador Rui Costa, acompanhado pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, anunciou a construção de duas novas escolas em Lauro de Freitas, com investimentos de R$ 35 milhões. Na oportunidade, os gestores visitaram o terreno onde será construída a nova escola que atenderá a comunidade escolar do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação (CEEP-TIC). A outra unidade escolar será no bairro de Portão.

“Vamos construir dois colégios aqui, em Lauro de Freitas. Um, que será o novo CEEP-TIC, e outro em Portão. As duas escolas juntas vão custar R$ 35 milhões e terão quadra coberta, campo com grama sintética, laboratório e uma piscina, para que nossos jovens possam se interessar pelo esporte”, destacou Rui.

O secretário Jerônimo ressaltou a preocupação do Governo do Estado com a requalificação da infraestrutura das escolas. “Estamos com o planejamento de 60 novas escolas até 2022 e, mesmo com a pandemia, estamos mantendo as obras com todos os cuidados sanitários para a prevenção da COVID-19. Nesta passagem por Lauro também pude percorrer as atuais instalações do CEEP-TIC e conversar com os dirigentes e a comunidade escolar. E tive a grata surpresa de conhecer o trabalho artístico do professor Lúcio José, que está estampado nas paredes das salas de aula”.

O professor de Língua Portuguesa e vice-diretor do CEEP-TIC, Lúcio José, aproveitou a suspensão das aulas para se dedicar à antiga paixão. “Realizarei este trabalho de grafite nas dez salas de aula, utilizando um tema para cada espaço. Infelizmente, não pude trazer os estudantes para evitar aglomeração, mas esta prática é incentivada no aprendizado deles, durante o ano letivo, culminando no Sarau Cultural,” explicou.

Outras entregas - Ainda em Lauro de Freitas, o governador Rui Costa assinou a ordem de serviço para a recuperação de dez quilômetros da Estrada do Coco e entregou a primeira passarela com elevadores da cidade. Estas ações fazem parte de um pacote que soma R$ 560 milhões de investimentos do Governo do Estado em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Dentre as obras estão a macrodrenagem do Rio Ipitanga e o sistema de esgotamento sanitário, além de construção de escolas.

Rui destacou que a Bahia é o segundo Estado brasileiro em volume de investimentos. “Estamos enfrentando obras estruturantes para resolver problemas de décadas que não eram resolvidos. Quando se fala em saneamento básico, estamos resolvendo problemas de décadas passadas e décadas para o futuro. Com uma obra desse tamanho de macrodrenagem, nós estamos resolvendo um problema crônico da cidade, que são os alagamentos. Então, nós estamos realizando o sonho de muitos anos da população de Lauro de Freitas”.

O investimento será de R$ 170 milhões no desassoreamento do Rio Ipitanga e na macrodrenagem. Junto com as obras de macrodrenagem, o governador destacou, também, o investimento de R$ 210 milhões que a Embasa está fazendo para implantar o esgotamento sanitário, com ligações domiciliares e despejo no Emissário Submarino de Salvador. “Saneamento é obra de saúde pública. Aqui, em Lauro de Freitas, a situação se agrava porque o lençol freático é muito alto. Um terreno que já é molhado, quando chove, facilmente alaga. Então, já estão executados R$ 85 milhões para levar o esgoto da cidade ao emissário submarino, além das ligações”.

Pavimentação

Com a ordem de serviço assinada pelo governador Rui Costa, o trecho de dez quilômetros da BA-099 que atravessa Lauro de Freitas passa a se chamar, oficialmente, Avenida Santos Dumont e a ser administrado pelo município, com investimento de R$ 10 milhões na pavimentação.

Rui também entregou as torres da primeira passarela da cidade com elevadores, atravessando a Avenida Santos Dumont, que teve um investimento da ordem de R$ 1,2 milhão, e destacou as obras de pavimentação da Rua Djanira Maria Bastos Quingoma, que está recebendo investimento de mais de R$ 2 milhões.

Com informações da SECOM Bahia