Rui visita Colégio Estadual Polivalente em Itambé

Durante agenda de entregas em Itambé, nesta terça-feira (18), o governador Rui Costa visitou o Colégio Estadual Polivalente, no município. Na oportunidade, Rui anunciou intervenções físicas na unidade escolar.

"Aproveitei a passagem em Itambé e visitei o Colégio Estadual Polivalente da cidade. Apesar das aulas estarem paralisadas por conta da pandemia, faço questão de continuar visitando as escolas nos municípios que passo. Já anunciei quadra coberta, campo society e outras melhorias para a unidade escolar. É importante saber quais são as demandas dos estudantes e funcionários para garantimos educação de qualidade aos jovens itambeenses", afirmou o governador.

Ainda no município, Rui entregou o trecho de 24 quilômetros da rodovia BA-634, que liga Itambé ao distrito do Tomba, no município de Ribeirão do Largo, no sudoeste baiano, totalmente requalificado. A obra teve investimento de R$ 5,8 milhões e o governador Rui Costa realizou a entrega da obra nesta terça-feira (18) durante visita a cidade de Itambé.

“Além da entrega da requalificação desse trecho da estrada pra Ribeirão, assinei a ordem de serviço pra iniciar as obras de dois acessos à cidade de Itambé, e também obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário, e entregamos uma unidade importante de um centro de acolhimento para crianças e adolescentes. São obras que cuidam da vida das pessoas. Pode não ser uma obra física gigantesca, mas que fazem diferença na vida das pessoas”, disse Rui Costa.

Rui também entregou a obra de pavimentação intertravada de seis ruas no Bairro Durvalina. A obra contou com recurso do Governo da Bahia de R$ 600 mil e foi executada pela prefeitura por meio de convênio com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). A pavimentação contemplou também a instalação de mais de dois quilômetros de meio-fio e passeios. O governador ainda realizou a inauguração simbólica da ampliação do sistema de esgotamento sanitário do bairro Jardim Vitória.

Para o município de Ribeirão do Largo, Rui Costa autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) a celebrar três convênios no âmbito do Programa Bahia Produtiva.
Os convênios, que contarão com investimento de mais de R$ 700 mil, irão beneficiar a Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa da Bahia (CPC-BA); Associação de Agricultores Familiares da Comunidade de Quilombo de Thiagos e Associação dos Apicultores de Ribeirão do Largo.

Centro de Acolhimento

Em parceria com a prefeitura de Itambé, o Governo do Estado também inaugurou a Unidade Regional do Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. Rui Costa visitou o local que tem capacidade para 20 vagas e faz parte da expansão dos serviços de Proteção Social Especial da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS).

A gestão estadual investiu R$ 180 mil na unidade. O centro ainda atenderá os municípios de Barra do Choça, Encruzilhada e Macarani.

Ordens de Serviço

Também foram assinadas as ordens de serviço para restauração de trechos de acessos entre Itambé e  a BA-263, com extensão de 1,45 km e investimento previsto de mais de R$ 1 milhão.

As ordens de serviço ainda incluíram melhorias e adequação da estação de tratamento de água de Itambé com investimento de R$ 203 mil.

Foi autorizada também implantação do sistema de abastecimento de água para atender o assentamento dos aposentados e pensionistas San Nicola de Bari. Foram destinados R$ 141 mil para execução da obra.

Por fim, também foi assinada a ordem de serviço para ampliação da estação de tratamento de esgoto do sistema de esgotamento sanitário de Itambé. O investimento previsto é de R$ 297 mil.

*Com informações da SECOM