SEC disponibiliza versão final do Documento Curricular Referencial da Bahia para o Ensino Fundamental

Palavras-chave:
A Secretaria de Educação da Bahia (SEC) disponibilizou a versão final do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, no Portal da Educação. Trata-se de um instrumento norteador para a (re) elaboração dos currículos das redes pública e privada do Estado da Bahia. Elaborado a partir de consultas públicas e de mais de 200 mil contribuições on-line enviadas por educadores e instituições, o documento foi aprovado no ano passado pelo Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia (CEE-BA), no cumprimento de suas atribuições em relação ao processo de implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Bahia. O DCRB foi publicado pela SEC no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 19 de dezembro de 2019, por meio da portaria nº 904/19, que homologou o parecer do CEE nº 196/2019 de 13 de agosto de 2019. 
 
 
A diretora de Currículo, Avaliação e Tecnologias Educacionais da SEC, Jurema Brito, ressalta que todos os educadores e equipes técnicas-pedagógicas das redes e escolas de Educação Básica do Estado; conselheiros estaduais e municipais de Educação; educadores das Instituições de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, sobretudo as que ofertam cursos de Pedagogia e licenciaturas; estudantes e seus familiares; e sociedade civil em geral devem conhecer o Documento Curricular Referencial da Bahia, pois ele será a referência para a organização do trabalho pedagógico a ser realizado nas escolas do Estado. Além disso, o DCRB já está sendo a referência para a organização do retorno às aulas e, a partir dele, foram realizadas análises e seleções das competências, habilidades e objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos e procedimentos), indispensáveis para os anos finais do Ensino Fundamental, dentro do contexto pandêmico e em um formato híbrido de ensino”, destacou a gestora.
 
A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, destaca que, nos próximos meses, a SEC e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) – que também disponibiliza o DCRB no seu portal – definirão o calendário de formação dos professores para a continuidade da implementação da BNCC nos municípios, "considerando que a pandemia do novo Coronavírus exigiu a revisão do cronograma e das metodologias inicialmente programadas".

>> Arquivo para download
 

 
 
 

Notícias Relacionadas