SEC lança quinta temporada do Simula SABE com novos desafios de Língua Portuguesa e Matemática

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) lançou, nesta quinta-feira (1°), mais uma nova temporada do jogo educativo voltado para estudantes e professores que se cadastrarem na Plataforma Simula SABE (Sistema de Avaliação Baiano de Educação). A quinta temporada conta com mais seis desafios, tendo cada um 20 questões. Ao todo, já foram lançados 36 desafios, sendo 18 de Língua Portuguesa e 18 de Matemática. Até o momento, o jogo possui 10.754 participantes.

Criado pela SEC, o Simula SABE tem a proposta de fortalecer a aprendizagem dos estudantes neste período de pandemia de forma lúdica, entrelaçando o mundo dos games com o aprendizado escolar. Ao jogar, o estudante testa os seus conhecimentos e avalia as suas dificuldades e seu desempenho.

A assessora da SEC, Aline Oliveira, que é coordenadora da plataforma, disse que o jogo educativo já possui representantes de 1.093 escolas. "Estamos em uma fase de consolidação de parcerias, através do diálogo com as secretarias municipais de Educação, e estabelecendo vínculos com professores que têm demonstrado interesse pelo Simula SABE. Acreditamos que esta ação é muito eficaz para o auxílio na aprendizagem dos estudantes e, por isso, deve perdurar para além do retorno presencial das aulas", avaliou a coordenadora.

Como jogar?

A plataforma é acessada através do link: https://simulasabe.educacaobahia.com.br/ . O usuário deve se inscrever no jogo, atentando-se para o endereço de e-mail cadastrado. Após a inscrição, é enviado ao jogador um e-mail com a chave individual de acesso ao desafio escolhido, que vai direcioná-lo ao painel do jogo. Cada desafio possui questões de uma determinada disciplina (Língua Portuguesa ou Matemática), que devem ser respondidas no período de 50 minutos.

Ao final do jogo, o participante receberá um novo e-mail, contendo o link de acesso à correção do desafio realizado. Para que o estudante perceba a sua evolução conectada aos demais jogadores, o site disponibiliza o Ranking do Simula SABE. Na medida que o jogador acerta mais questões e realiza mais desafios, sua pontuação no ranking aumenta.

A SEC promove, também, um canal para a interatividade com os participantes, que podem tirar dúvidas ou enviar sugestões, através do e-mail: simulasabe@enova.educacao.ba.gov.br