SEC promove encontros virtuais sobre autocuidado físico e mental com educadores e estudantes de Irecê e Juazeiro

Estudantes, professores, coordenadores pedagógicos, gestores e técnicos das escolas estaduais participaram, nesta sexta-feira (18), de mais uma oficina on-line sobre a importância do autocuidado físico e mental. A atividade, promovida pelo Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, iniciativa desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), envolveu as escolas dos Núcleos Territoriais de Educação de Irecê (NTE 01) e de Juazeiro (NTE 10).

A superintendente de Recursos Humanos da Educação, Maria do Rosário Muricy, disse que as oficinas fazem parte de um conjunto de ações desenvolvidas pelo programa. “As oficinas são realizadas por NTE e, por meio delas, chegamos à comunidade escolar com estas ações, que proporcionam uma troca de experiência, aprendizagem e contam com a orientação da nossa equipe de profissionais sobre como melhor lidar com os impactos da pandemia. E esta é, sem dúvida, uma das iniciativas do programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor que contribuem para o bem-estar físico e mental da comunidade escolar”, afirmou.

No NTE de Irecê, a oficina foi ministrada pela psicóloga Mariana Silva e no NTE de Juazeiro, pela psicóloga Tamires Milena Pereira. “Nossa mensagem é sempre dizer que é essencial manter a mente e o corpo saudáveis”, afirmou Mariana. “O objetivo das oficinas é lembrar os participantes da importância de separar um momento para cuidar de si, entender seus limites e acolher-se”, destacou Tamires Milena.

Além das oficinas, o programa oferece atendimento psicológico on-line individualizado para professores e servidores da rede estadual de ensino, que podem solicitar horário através do e-mail saudedoprofessor@enova.educacao.ba.gov.br. Para isso, é necessário informar a matrícula, o nome, o telefone e a escola em que está lotado. Após a solicitação via e-mail do agendamento, o servidor é direcionado a um psicólogo para o atendimento, que é realizado por telefone, WhatsApp ou pelo Google Meet, com horário marcado e de acordo com a disponibilidade da agenda.