SEC realiza live para celebrar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr /SECBA

Para comemorar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) realiza, nesta segunda-feira (25), às 15h, uma live com o tema “Contribuições da biblioteca escolar para a iniciação científica na Educação Básica”. A atividade será transmitida pelo canal do Youtube da Educação Bahia e terá a participação da professora da UFBA, Kátia de Oliveira Rodrigues, e do superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar da SEC, Manoel Vicente Calazans.

Como parte da programação, durante a semana livros diversos, como de literatura, serão distribuídos para servidores do órgão central, pela Coordenação do Livro e da Biblioteca/SEC. A iniciativa faz parte do projeto "Tenda do saber", realizado em comemoração do Dia do Servidor, e que visa compartilhar e distribuir livros literários e pedagógicos para promover a leitura e educação continuada entre os colaboradores e servidores, como também apresentar uma amostra do acervo das bibliotecas escolares.   

O governo do Estado está investindo mais de R$ 2 bilhões de reais na requalificação da rede física escolar. Isso inclui a modernização das unidades escolares e a construção de novas escolas com alto padrão de engenharia e equipamentos, que incluem as bibliotecas como espaços de leitura, pesquisa e de produção do conhecimento.

Atualmente, a rede estadual de ensino conta com mais de 800 bibliotecas ou salas de leitura. Uma das mais tradicionais está localizada no Colégio Estadual da Bahia (Central), em Salvador, cujo acervo é composto por seis mil volumes. A biblioteca reúne obras como a Flora Brasiliensis (1840), editada pelos alemães Carl Friedrich Philipp Von Martius, August Wilhelm Eichler e Ignatz Urban, com a participação de 65 especialistas de vários países. A obra é, até hoje, a principal referência dos pesquisadores no estudo da flora brasileira, especialmente na Floresta Amazônica. O acervo guarda, ainda, volumes da História da Colonização Portuguesa no Brasil (1921), de Carlos Malheiros Dias, e The History of the Other Great Empires of Asia (1798), entre outras obras.

Notícias Relacionadas