SEC realiza maratona de aulões ENEM 100% com revisões de diversos conteúdos

Com o objetivo de intensificar ainda mais a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) promoveu, nesta sexta-feira (15), a Maratona ENEM 100%, com aulões virtuais. A ação contou com a participação voluntária de professores das redes estadual e privada e de cursinhos, que responderam questões do ENEM e abordaram dicas importantes. Para descontrair, a professora Stael Machado e o músico Adson Santos fizeram algumas apresentações musicais nos intervalos. As provas do ENEM, na versão impressa, serão aplicadas neste domingo (17) e no dia 24 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

O subsecretário Danilo Souza, que representou o secretário da Educação Jerônimo Rodrigues na abertura, falou da importância da ação. "Esta é uma maratona muito importante em um momento muito difícil das nossas vidas. É o momento de encarar esta realidade com fôlego, entusiasmo e dedicação e isso tem sido feito pelos estudantes, pelas famílias que têm apoiado, além dos professores. Parabenizo todos os professores e professoras que se dedicaram ao mesmo propósito. Nós temos que chegar junto com solidariedade, apoio e dedicação plena, porque o resultado disso tudo terá impacto na vida dos estudantes e de suas comunidades".

A superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito, aproveitou para passar uns recados importantes. "Para fazer a prova, neste momento, é preciso adotar todos os protocolos sanitários no sentido da medidas de proteção individual. O uso de máscaras será permanente e os estudantes podem levar álcool em gel, embora as escolas também terão dispensadores nos locais. Os portões serão abertos de forma antecipada. É importante levar a sua garrafinha de água e usar a máscara de forma correta, pois o uso seu uso inadequado pode ser um fator de eliminação. Não esqueçam de levar os documentos e caneta. No final de dezembro, publicamos uma portaria que fala da possibilidade de aproveitar os resultados do ENEM, a partir de 400 pontos e sem zerar a redação, para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio".

O professor de História, Paulo Serrão, abordou assuntos que caem com frequência no ENEM, como Antiguidade Clássica, Reforma Protestante, Guerras Mundiais e Imperialismo. "É muito importante ler com atenção os textos e imagens que antecedem a questão, além de identificar o comando da questão. A prova está mais conteudista e muitos conteúdos estão diretamente relacionados a assuntos ainda em voga em nossa sociedade. Não é por acaso que alguns temas como Totalitarismo e Revolução Industrial aparecem com tanta frequência nas provas. Estes assuntos possuem ligação com a nossa estrutura política, com o modo como agimos em sociedade e com os nossos hábitos".

Já o professor de Sociologia, César Mustafa Tanajura, respondeu questões de edições passadas do ENEM e deu algumas dicas. "A prova de Sociologia se caracteriza por ter bastante textos, que devem ser lidos com atenção. Os principais temas estão relacionados aos direitos humanos, à diversidade cultural, às questões de gênero e à etnia, atrelados às principais teorias sociológicas. O aulão é um momento importante para lembrar ao aluno o que ele já sabe e criar uma atmosfera positiva em relação à prova".

A atividade ainda contou com revisões dos conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Redação e Inglês. A Maratona ENEM 100% encerrou o ciclo das aulas virtuais, que teve início no último mês de julho, sempre às terças-feiras e sextas-feiras, das 16h às 17h. Todas as aulas virtuais e a Maratona do Projeto ENEM 100% ficarão disponíveis no endereço  https://bit.ly/2XzKdMG.