Secretaria avalia intervenções no Colégio Estadual Filadélfia no bairro de Vila Canária

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, acompanhando da equipe técnica da Secretaria, visitou, neste sábado (2), o Colégio Estadual Filadélfia, localizado no bairro de Vila Canária, em Salvador. O objetivo foi vistoriar  o prédio para avaliar melhorias na infraestrutura, para um maior conforto dos gestores, professores e estudantes, e que possam, consequentemente, contribuir para o processo de ensino e aprendizagem.

"O governador já visitou esta escola e determinou que vinhéssemos avaliar melhorias para a unidade, onde vamos atuar na parte de obras, engenharia elétrica,  hidráulica e equipamentos. Tivemos um grande presente com a aluna Rebeca Uzêda, que teve destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com 940 pontos na redação, e é importante destacar o nosso dever em manter as condições mínimas para o trabalho dos educadores no ensino e na aprendizagem dos estudantes. Sabemos das dificuldades, pois é um prédio alugado, mas ficamos felizes com o resultado acadêmico alcançado e que tem como base os esforços da comunidade escolar", destacou o secretário Jerônimo.

Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação
A diretora Flávia Carvalho falou sobre as expectativas da comunidade escolar. "Estou muito feliz com a visita do secretário, conhecendo a unidade escolar e vendo a sua disposição em melhorar este ambiente, que deve ser adequado para que os estudantes possam aprender e onde passam uma grande parte do seu tempo. Estamos empolgados, também, pela sinalização, após 19 anos, de termos um prédio novo e isto nos dá ainda mais forças para lutar pela Educação", afirmou a diretora da unidade escolar, que tem 730 alunos matriculados, em 2019, e atende aos Ensinos Médio e Fundamental, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

ENEM - O Colégio Estadual Filadélfia teve estudantes com bons desempenhos nas provas do  ENEM, em 2018. Entre eles, a estudante Rebeca Uzêda dos Santos, 17 anos, que obteve 940 pontos na Redação e 653 no geral. Segundo a aluna, que foi recebida pelo governador Rui Costa, na Governadoria, a escola teve um papel fundamental em seu desempenho. “Minha escola e meus professores tiveram um papel fundamental. Eles criavam projetos para desenvolver o gosto dos alunos pela leitura e pela escrita. Toda semana, meu professor de redação, José Américo, levava temas para serem discutidos em sala de aula, ensinava estratégias. Tenho muito o que agradecer a eles e, em especial, ao meu professor José Américo, que sempre me incentivou”, afirmou.