Secretaria da Educação do Estado discute resultados do projeto Ciência na Escola

Estudantes, professores e gestores da rede estadual de educação se reuniram no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, na sexta-feira (28/3), para a culminância das atividades colaborativas do projeto Ciência na Escola. O encontro, que foi transmitido em videoconferência para as Diretorias Regionais de Educação (Direc), contou com a participação do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, e teve como objetivo socializar as experiências das ações realizadas por estudantes e professores.

Ao todo, foram mobilizadas 277 escolas, com a conclusão de 207 projetos de pesquisa em todo o Estado, alinhados à metodologia do Ciência na Escola (PCE). Iniciativas desenvolvidas com foco na preocupação sociocientífica e socioambiental, na tentativa de buscar soluções para problemas identificados no entorno da escola. Para o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, “o êxito do projeto está diretamente ligado ao fato da proposta metodológica ser resultado do diálogo permanente entre a Universidade Federal da Bahia e os professores da educação básica”, considerou.

De acordo com a coordenadora do projeto Ciência na Escola, Shirley Costa, no decorrer do ano letivo, os professores utilizaram uma metodologia que priorizou a pesquisa da prática docente e do engajamento cognitivo e comportamental do estudante, frente às propostas implantadas pelo projeto.

“O processo de aplicação da metodologia estava em conformidade com o currículo escolar e era monitorado por avaliações que acompanhavam o processo de crescimento dos estudantes e em paralelo, possibilitava mudanças significativas na prática diária do professor. A metodologia inclui a formação de grupos colaborativos de pesquisa, compostos por professores de física, biologia, química e geografia”, disse Shirley Costa.

Como resultado, o Programa Ciência na Escola apresentou projetos de investigação de problemas da realidade local, identificados pelos estudantes, a partir de um estudo cuidadoso do seu próprio espaço social.