Secretaria da Educação do Estado realiza capacitação de cozinheiras e merendeiras em unidades escolares

Fotos: Divulgação
Com o objetivo de qualificar as cozinheiras e merendeiras da rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) dá continuidade ao cronograma de atividades da Coordenação de Alimentação Escolar. Para isso, a SEC promove a 1ª Semana de Capacitação 2020 de Manipuladores de Alimentos das Unidades Escolares de Salvador, que reúne profissionais de diversas unidades escolares da região da Cidade Baixa. Nesta quarta-feira (29), a atividade aconteceu no Colégio Estadual Almirante Barroso, no bairro Paripe.

A ação, que prossegue nesta quinta (30), no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em San Martin, e na sexta-feira (31), no Colégio Estadual Almirante Barroso, em Paripe, passou também pelos colégios Presidente Costa e Silva, na Ribeira, e Ailton Pinto de Andrade, no Lobato. Temas como microbiologia; doenças transmitidas por alimentos (DTA´s); higiene dos alimentos; higiene pessoal; higiene ambiental; recebimento e armazenamento de alimentos; saúde do trabalhador; combate a pragas e vetores urbanos; e coleta de amostras estão sendo abordados.

Daniele Freire, uma das 38 nutricionista da Rede Estadual de Ensino, falou sobre a importância do evento, que está ocorrendo, simultaneamente, em todo o Estado. “Esta capacitação ocorre diante da necessidade de estarmos qualificando periodicamente os nossos manipuladores de alimentos, buscando oferecer uma alimentação segura e de qualidade, atendendo de forma parcial as necessidades nutricionais dos nossos alunos, conforme preconiza a legislação do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)”, ressaltou.

A merendeira Nazalia Andrade Santos, 63 anos, do Colégio Estadual Almirante Barroso, uma das participantes da capacitação, falou sobre a oportunidade. “Gostei muito porque a nutricionista nos deu novos conteúdos, principalmente no que diz respeito à higienização. Agora, estamos mais capacitadas, o que vai ajudar bastante o nosso dia a dia”.

A também merendeira Adriana Brito dos Santos, 33 anos, do Colégio Monteiro Lobato, na Vista Alegre, também falou sobre os benefícios do curso. “Foi muito bom participar porque adquiri mais conhecimentos, o que vai nos ajudar a desenvolver métodos mais modernos na nossa prática”. Da mesma unidade escolar, Maria de Lurdes Pereira, 64, aposta na qualificação do seu trabalho, a partir da capacitação. “As aulas das nutricionistas foram muito boas e vão ser muito importantes para que a gente se qualifique, cada vez mais, na nossa profissão”.

Semana de capacitação – Daniele Freire explica que a atividade será desenvolvida em três momentos ao longo do ano, visando alcançar todos os manipuladores de alimentos das escolas do Estado. A 1ª Semana de Capacitação 2020 reúne manipuladores de alimentos de diversas unidades escolares de Salvador totalizando, neste primeiro momento, cerca de 400 pessoas. Ao final da atividade, os manipuladores participantes recebem certificados atestando sua qualificação.