Secretaria da Educação, Polícia Militar e Ufba se reúnem para discutir ações de combate ao uso de drogas

Policiais da Ronda Escolar e coordenadores do projeto Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti (ARD-FC), serviço da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), participaram de reunião, nesta segunda-feira (15/07), na sede da Secretaria da Educação do Estado, para discutir ações ligadas ao TeleCorad – Central de Orientações e Referências em Atenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria da Educação, em parceria com a Ufba, integra o projeto Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares do Estado da Bahia e visa dar suporte aos educadores da rede estadual para lidarem com situações relacionadas ao uso de drogas.

O Telecorad funciona como uma central telefônica, que oferece, gratuitamente, atendimento à comunidade escolar. O serviço pode ser acionado pelo telefone 0800-075-547. Oferece, ainda, informações para encaminhamentos aos Serviços de Saúde, Assistência Social, Assistência Jurídica, entre outros.

Para Sérgio Brachmans, coordenador de Acompanhamento da Rede Escolar, o trabalho pioneiro desenvolvido envolve, justamente, o esclarecimento e ações educativas. “Esta é uma iniciativa inovadora. A ação deve ser vista não com um olhar punitivo ou repressivo, mas como um trabalho executado por profissionais que estão ao lado dos nossos jovens com o objetivo de educar”, disse o coordenador.

O Major da Po­lícia Mi­litar, Ri­cardo César San­tana, co­or­de­nador da Ronda Es­colar, res­saltou a im­por­tância de ali­nhar as ações do pro­jeto que traz, na sua es­sência, o de­bate sobre a pre­venção. “Com­pre­en­demos que a questão do uso abu­sivo de drogas é, também, uma questão de saúde pú­blica. O Te­le­corad é uma fer­ra­menta im­por­tante nesse pro­cesso, e o tra­balho da Ronda vem sendo apri­mo­rado cons­tan­te­mente, prin­ci­pal­mente no que se re­fere à nossa apro­xi­mação com os es­tu­dantes, que são a peça-chave desse pro­cesso, para que eles per­cebam que a po­lícia é amiga deles e que está ali para ajudá-los”, ana­lisou.

O coordenador da Aliança de Redução de Danos (ARD), o professor e médico Tarcísio Matos de Andrade, fez uma exposição sobre o eixo de atuação e a metodologia de trabalho da ARD, criada em 2004, com o objetivo de oferecer à comunidade atividades de prevenção, assistência, ensino e pesquisa. Ele explicou que se trata de uma prática “que privilegia menos as intervenções, e dá importância ao contato com o paciente e o cuidado com a saúde”.

Ronda Escolar – A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do programa Todos pela Escola, desenvolve uma política de fortalecimento da educação básica por meio de 10 compromissos e, dentro do eixo gestão escolar, um dos projetos é a Ronda Escolar. “A Ronda, que assumiu um papel de educador, é uma ação inovadora na Bahia”, afirmou a diretora de Gestão Descentralizada da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Euzelinda Dantas.

A Ronda Escolar, que atende a todas as escolas de Salvador, consiste na circulação das viaturas no entorno das escolas e no atendimento a chamados das unidades, apoiando e orientando o gestor na resolução de conflitos, além de outras atividades de prevenção. “Hoje existe uma polícia cidadã de proximidade com a comunidade escolar, que tem sido aprimorada para lidar com diferentes situações. Inclusive, já percebemos uma receptividade maior do nosso efetivo entre os estudantes”, disse a diretora.