Secretaria e Instituições de Ensino Superior dialogam sobre formações para o Ciência na Escola

A Secretaria Estadual de Educação (SEC) realizou uma reunião on-line, na terça-feira (12), para propor a elaboração de trilhas formativas de Educação Científica para o Programa Ciência na Escola. Com a participação de pró-reitores de graduação e coordenadores de Educação à Distância de Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) da Bahia, o encontro teve como objetivo a construção de trilhas de aprendizagem formativa a partir das ofertas e experiências das IES e dos eixos, das dimensões e dos princípios que envolvem as ações da Educação científica e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos de Educação da SEC, Marcius Gomes, falou sobre a iniciativa das parceria com as Instituições de Ensino Superior. "As trilhas formativas serão elaboradas em regime de colaboração e articuladas com os quatro eixos estruturantes da Base Nacional Comum Curricular, que são: investigação científica; mediação e intervenção sociocultural; processos criativos; e empreendedorismo. Com isso, buscamos promover ações pedagógicas de popularização da ciência e do fortalecimento do processo de formação de professores e estudantes", disse.

O encontro contou com a presença de representantes da UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFRB e IFBA, o que reforçou a articulação entre a SEC e as IPES para o fortalecimento da rede pública de ensino. "É um compromisso institucional articular Educação Básica e Ensino Superior e, no contexto da pandemia da COVID-19, fortalecer as relações administrativas e de produção de conhecimento para dirimir os impactos educacionais e qualificar os processos de ensino-aprendizagem na rede de ensino", afirmou a diretora de Educação Superior da SEC,  Ivanilda Amado.

A coordenadora da Superintendência de Educação à Distância da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Márcia Rangel, explicou como são realizadas as trilhas formativas. "É um conjunto integrado de ações destinadas ao desenvolvimento de pessoas e profissionais. Consiste em atividades que vão organizar um determinado conhecimento, a partir de reuniões, workshops, seminários e jogos, entre outros, sendo o protagonismo do processo sempre do profissional. O objetivo da trilhas é desenvolver o conhecimento, as habilidades e as atitudes necessários para o desempenho em diferentes níveis ocupacionais de um profissional", explicou.

Sobre o Ciência na Escola
Criado com o objetivo de promover a Educação Científica nas escolas estaduais, a partir do protagonismo estudantil, o Programa Ciência na Escola é uma ação estratégica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que atua em cinco dimensões: disseminação de inovações tecnológicas na educação; formação de professores integrada a prática escolar; orientação e acompanhamento da gestão pedagógica; promoção do desenvolvimento endógeno local; e produção, divulgação, popularização e apropriação das Tecnociências. Desta forma, o programa visa inovar e diversificar o currículo escolar, promovendo o acesso dos estudantes ao conhecimento científico, à cultura e à tecnologia, além de potencializar a produção e a divulgação científica.