Secretaria promove II Encontro Estadual de Gestores Municipais do Topa

O II Encontro Estadual de Gestores Municipais do Todos pela Alfabetização (Topa), acontece hoje, segunda-feira (11), no Hotel Vilamar, das 8h às 17h, em Salvador. O evento, que vai dialogar com os gestores municipais, observando suas dificuldades e avanços no desenvolvimento das ações da quarta etapa, vai contar com a presença do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, a partir das 9 horas.

A iniciativa visa, também, apresentar a estrutura e o funcionamento do programa, além de sociabilizar as informações das ações do Topa e discutir o papel das prefeituras. “Este momento é considerado um dos mais importantes e significativos para o fortalecimento do programa.

Por meio desse encontro, vamos apresentar e passar os resultados e desafios do programa junto a representantes das prefeituras municipais, orientando os gestores sobre a execução financeira e prestação de contas dos convênios realizados”, explica a  coordenadora do Topa, Francisca Elenir Alves.

Os gestores municipais, enfatiza a coordenadora, são parceiros constantes e indispensáveis para que o Topa possa avançar na qualidade pedagógica e efetividade social, visando à construção de políticas de alfabetização de jovens, adultos e idosos na Bahia.

Programação:

8h – Abertura

9h30 – Apresentação do programa, estrutura e funcionamento

10h45 – Setor Financeiro: atribuições das prefeituras no programa Topa; execução dos convênios; prestação de contas; material pedagógico; dúvidas e esclarecimentos

11h15 – Setor Sistema: funcionamento do sistema SBA/SGB e gestão Topa

13h30 – Setor Monitoramento: ações de monitoramento e acompanhamento do programa; apresentação do fluxo do monitoramento

15h45 – Setor Pedagógico: orientações básicas peagógicas, o papel dos gestores, perfil de alfabetizadores, coordenadores e tradutores; unidades formadoras e abrangência das Diretorias Regionais de Educação (Direcs); atribuições pedagógicas

16h30 – Setor Mobilização: acompanhamento e visitas das turmas; acompanhamento e visita aos 39 municípios prioritários (alto índice de analfabetismo)

17h – avaliação/encerramento

 

Notícias Relacionadas