Secretaria realiza eleições para Colegiados Escolares

Com o objetivo de ampliar a participação de representantes das comunidades escolares nas instituições de ensino da rede pública estadual, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, entre os dias 26 e 30 de novembro, uma nova eleição para os colegiados escolares em todas as unidades do Estado. Os membros eleitos participam da gestão administrativa, financeira e pedagógica nos anos de 2013 e 2014, promovendo o monitoramento e a avaliação para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Reunião do Colegiado Escolar (Foto: Claudionor Junior)

Podem participar da eleição estudantes a partir dos 12 anos, pais ou responsáveis, profissionais do magistério e servidores técnico-administrativos das escolas. O número de componentes do colegiado é variável de acordo com o porte da instituição de ensino, podendo chegar a 14 membros.

Saiba mais sobre o Colegiado Escolar

Na Escola Estadual Santa Edwirgens, localizada no bairro da Mata Escura, em Salvador, a comunidade escolar está empolgada para a eleição. “Os alunos já foram às salas fazer a divulgação e alguns pais já compareceram à escola para se informar sobre o processo. A eleição é fundamental para todos nós. Não existe nada mais democrático”, disse a vice-diretora Ada Conceição Santos.

Para Euzelinda Dantas, diretora de Gestão Descentralizada da Secretaria da Educação do Estado, a eleição está relacionada também com a mobilização para participar da vida da escola. “A eleição possibilita esta mobilização. Com o Colegiado, a comunidade tem a chance de se organizar para participar das decisões que envolvem todos os trabalhos das escolas, incluindo o acompanhamento nas diversas dimensões técnico-pedagógicas. Essa participação faz com que a escola caminhe juntamente com os princípios democráticos, contribuindo para uma educação de qualidade”, disse.

O Colegiado Escolar é formado pelos mesmos indivíduos que votam (diretores, professores ou coordenadores pedagógicos, servidores técnico-administrativos, estudantes, pais ou responsáveis) e um membro da comunidade local, que é escolhido posteriormente pelos eleitos. Este último integrante precisa ter um trabalho dedicado à área da educação.

Tecnologia – Neste ano, o processo eleitoral vai contar com o Sistema de Gestão Escolar da Secretaria. Os dados vão ser inseridos na ferramenta, que vai facilitar o processo de apuração. “O resultado vai ocorrer de forma mais moderna e prática com o uso da tecnologia, dando ainda mais transparência, em todos os momentos”, disse a diretora.