Secretaria realiza I Encontro de Formação para a Olimpíada de Língua Portuguesa

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

A Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta terça (10), o I Encontro de Formação para a Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) – uma iniciativa do Ministério da Educação, a ser realizada em 2018, em sua sexta edição, com o tema ‘Escrevendo o Futuro’. O evento, realizado no auditório da sede da Secretaria, teve como objetivo divulgar a OLP em todo o Estado, junto a professores de Língua Portuguesa e representantes dos Territórios de Identidade da Bahia. Em suas localidades, os participantes do encontro serão os mobilizadores da OLP, cuja finalidade é contribuir para o desenvolvimento dos estudantes nas competências de leitura de textos e produção escrita.

Na condução do encontro, a Doutora em Educação Lícia Beltrão, representante do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) – entidade coordenadora técnica da OLP –, ressaltou a importância da formação dos professores. “A Olimpíada de Língua Portuguesa, na minha compreensão, é um significativo programa de política pública de incentivo e de ações referente à produção de textos e de produção de leitura. Em se tratando do ensino de Língua Portuguesa, que, ao meu ver, ainda hoje não tem uma clareza de que o objeto requer mais um ensino procedimental do que conceitual, a formação passa a ter a importância como um espaço de encontro de professores e professoras, com a intenção de colhermos o que estamos fazendo, interagindo nossas experiências, nossos estudos”.

Baseada na premiação de 2016, a educadora considera o trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores do Estado de excelência. “Essas experiências de produção de leitura e de escrita incentivadas pelos nossos educadores são materialidade das aprendizagens e faz com que, em cada Olimpíada, a gente celebre a palavra, a vida de texto e a nossa língua materna em toda a sua condição de flexibilidade e de potência”. Ela destaca, ainda, que o programa tem uma pedagogia compatível com o desenvolvimento intelectual do estudante, no sentido da formação de repertórios, tendo o uso da língua como prática social. “A metodologia da Olimpíada valoriza a produção de leitura e de escrita como objeto de ensino. Então, a vantagem para os alunos é absoluta porque, como falantes e usuários da sua língua, eles já têm uma predisposição. E se o ensino é compatível com a materialização de seus saberes, agregados aos saberes sociais”.

A coordenadora de Currículo e Desenvolvimento Humano da Secretaria da Educação, Jurema Brito, ressaltou que o encontro envolveu, também, os professores da rede municipal. “Isto porque o nosso objetivo é divulgar a Olimpíada em toda a Bahia para que todas as escolas se insiram no contexto. Convidamos um representante de cada NTE e professores de Língua Portuguesa que tenham uma atuação interessante na escola para este encontro que visou, justamente, apresentar a proposta da Olimpíada de 2018 e entregar materiais que a Olimpíada está disponibilizando”.