Secretário Walter Pinheiro visita escolas e dialoga com a comunidade escolar em Irecê

Como parte da programação da Secretaria da Educação do Estado, nesta sexta-feira (8), no município de Irecê, marcada pelo lançamento do Projeto Escolas Culturais no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, o secretário da Educação, Walter Pinheiro, visitou e dialogou com a comunidade escolar do do Colégio Estadual Luís Viana, do Colégio Polivalente e do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Irecê. Além de conhecer as instalações das unidades escolares, a proposta destas visitas é fazer um levantamento de demandas e estreitar o relacionamento dos gestores escolares com o órgão central, com vistas a otimizar procedimentos e processos que contribuam para a melhoria da escola.

"Essa é uma prática que a gente tem feito, mesmo nesse momento de lançamentos das Escolas Culturais, que é visitar outras unidades, entender as carências e, ao mesmo tempo, propor desafios. E a cada escola visitada propusemos aos gestores e professores que a gente possa pensar numa maneira de reestruturação da nova oferta de ensino e como a gente pode contribuir para a formação dessa nossa juventude. Saio daqui feliz, porque sei do compromisso, do envolvimento, da participação dos professores e dos gestores com a Educação", afirmou Pinheiro.

Para o diretor do Colégio Polivalente de Irecê, Ulisses Smanioto, "este é um momento de suma importância para a escola. Desde que estou aqui, ainda não tinha recebido um secretário na escola. Temos muita consideração pelo secretário e sabemos que o que ele fala ele faz e, às vezes, faz mais do que fala. Então, realizamos uma pequena reunião com a comunidade escolar para tirar algumas dúvidas e realizar ajustes".

A professora de Biologia, Paula Alencar,  comemorou o diálogo com o secretário. "Muito proveitosa a reunião com o secretário Pinheiro. Estamos com a responsabilidade de tomar uma decisão que venha realmente trazer melhorias para a escola e, com essa reunião, nos ajudou bastante nessa decisão. Achei interessantíssimo que o secretário se dispôs a vir aqui, ouvir a comunidade do Polivalente, dialogar com a gente, e isso é muito importante", disse.

Em seguida, Pinheiro se reuniu com a comunidade escolar do Colégio Estadual Luís Viana e esclareceu dúvidas sobre carga horária, gratificações, infraestrutura e o novo concurso para professor e coordenador pedagógico da rede estadual. "Para nós é um momento singular ter a oportunidade de ter o secretário reunido com a comunidade escolar. Ele tem conseguido fazer um trabalho excepcional. A questão dos terceirizados foi um marco para nós da Educação. Estamos levantando várias pautas entre quadro de pessoal, rede física, mas sempre pontuando as prioridades da escola. Foi um momento muito esperado por todos da unidade", declara a diretora Marly Miranda.

Já a noite, o secretário, ainda se reuniu com os professores e estudantes do CETEP Irecê. "A reunião foi bastante objetiva. A gente conseguiu dizer tudo ou quase tudo que a gente queria. Eu acredito no potencial desse centro e estamos buscando a melhora cada dia mais desse lugar", relatou a estudante do 2° ano do curso técnico em Administração, Geovana Pires.